Início do conteúdo

Cine Clube Zero Quatro exibe, neste sábado (24), Polícia, Adjetivo

Neste sábado (24), dando continuidade à mostra Novo Cinema Romeno, o Zero Quatro exibe Polícia, Adjetivo, longa-metragem de 2009 dirigido por Corneliu Porumboiu. O filme venceu o Prêmio Fipresci e o Prêmio do Júri na mostra Un Certain Regard do LXII Festival de Cannes, o Prêmio da Crítica Internacional no Festival de Hamburgo, e sete prêmios Gopo, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

O filme se passa na Romênia contemporânea, refletindo sobre o funcionamento das instituições e a impessoalidade da burocracia, incorporando à forma do filme a duração longa e a sistemática dos processos da vida cotidiana. No debate, o espectador será convidado a associar os valores éticos impostos sobre uma nação ao legado de sua narrativa histórica.

A sessão contará também com sorteio do número 15 da revista Teorema – Crítica de Cinema, contando com textos sobre filmes como Polícia, Ajetivo, Bastardos Inglórios, À Deriva, Moscou, Aquele Querido Mês de Agosto e Anticristo, além de uma entrevista com Takeshi Kitano.

Sinopse: Cristi é um jovem e lacônico policial, recentemente casado com Anca, uma professora. Sob ordens de seu superior, ele investiga um jovem suspeito de tráfico. Ao constatar que se trata apenas de um usuário de haxixe que ofereceu a droga a dois colegas, se recusa a prendê-lo. Embora “oferecer” seja considerado crime na Romênia, Cristi não quer arruinar a vida de alguém tão novo, que ele considera apenas irresponsável. Além disso, sabe que as leis no país devem mudar logo, devido à adoção de leis comuns da União Europeia. Mas para seu chefe, a lei vigente precisa ser aplicada a todo custo.

Duração: 115 minutos.

Endereço: Rua Lobo da Costa, 447 – Cine UFPel.

As sessões se dão sempre aos sábados, às 15h30min, gratuitas e abertas à comunidade geral, com abertura a meia hora do início. O Cineclube Zero Quatro é um projeto de extensão do curso de Cinema e Audiovisual da UFPel.

Publicado em 21/06/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.