Mesa-Redonda debate desafios e possibilidades da inclusão no Ensino Superior

Dentro da proposta do Ciclo Anual de Palestras para Servidores, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, no dia 20, às 8h30min, no Auditório do Campus II, a mesa-redonda “A Inclusão no Ensino Superior: Desafios e Possibilidades”. Os debatedores serão os professores Cláudio Baptista Carle e Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez, ambos da UFPel, que atuam, respectivamente, na Coordenadoria de Ações Afirmativas e Políticas de Assuntos Estudantis e no Núcleo de Inclusão e Acessibilidade.

A mesa-redonda se insere como mais uma contribuição para o debate acadêmico e social a respeito dos processos de acesso e de permanência dos alunos cotistas e com necessidades educativas especiais nos cursos de graduação e de pós-graduação da UFPel. A intenção é que as reflexões fortaleçam a construção de possibilidades no que tange à superação das barreiras arquitetônicas, pedagógicas e de comunicação que desafiam a promoção da inclusão no meio universitário e social.

As inscrições podem ser feitas até o dia 13 de junho, neste link.

O Ciclo Anual de Palestras para Servidores é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PORGEP) e se realiza ao longo do ano, com carga horária total de 20 horas. O Campus II fica na rua Almirante Barroso, 1.202.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Rita de Cássia Morem Cóssio Rodriguez
Graduada em Ciências Biológicas – licenciatura, psicopedagoga, mestre e doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Pós-doutora em Educação pela Universidade do Minho, na área de Educação Especial. Docente da UFPel, também atua no Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Universidade.

Cláudio Baptista Carle
Graduado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1989). Tem mestrado em História pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993) e doutorado internacional em Arqueologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2005). É docente da UFPel e coordenador de Ações Afirmativas e Políticas de Assuntos Estudantis (UFPel).

Publicado em 13/06/2017, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.