Núcleo de Produção Agroecológica de Leite acompanha pequenas propriedades

O Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão para Produção Agroecológica de Leite, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), tem atuado de forma próxima dos pequenos produtores. O grupo, multidisciplinar, trabalha com a proposta de implantar e o acompanhar o processo de conversão agroecológica em pequenas propriedades de pecuária leiteira na região Sul do estado. Desempenha o papel de avaliar a qualidade do leite e do rebanho, a vegetação, as boas práticas e questões ambientais das propriedades. Nesta quarta-feira (7), a equipe realizou uma visita técnica em quatro propriedades de produção leiteira localizadas no Assentamento Novo Arroio Grande, no município de Arroio Grande.

O Núcleo é um Programa de Extensão coordenado pela professora Patrícia da Silva Nascente (Departamento de Microbiologia e Parasitologia do Instituto de Biologia – IB), com a participação das professoras Raquel Lüdtke (IB), Anelise Vicentini Kuss (IB) e Giniani Carla Dors (Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel).

Recentemente, além do Programa, cinco Projetos de extensão ligados a esse foram contemplados com Bolsas de Extensão: Qualidade da Água em Propriedades de Bovinocultura Leiteira em Processo de Conversão Agroecológica; Educação Ambiental para Conversão Agroecológica na Bovinocultura Leiteira; Guia Fotográfico para Identificação de Plantas de Propriedades Leiteiras em Transição Agroecológica do Extremo Sul do Rio Grande do Sul; Bovinocultura Leiteira: Fungos e Micotoxinas em Leite Cru Refrigerado e com Mastite; Boas Práticas na Produção Agroecológica de Leite.

Os projetos contam com a participação de alunos de graduação (Ciências Biológicas, Engenharia Sanitária e Ambiental, Zootecnia) e de Programas de Pós-Graduação (Parasitologia, Ciências Ambientais e Desenvolvimento Territorial e Sistemas Agroindustriais).

Publicado em 09/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.