Programa objetiva, a partir da reflexão, qualificar a prática docente

Um programa que já está em andamento na UFPel objetiva qualificar as práticas docentes na Instituição a partir da reflexão e da teorização das vivências, buscando a construção de um conjunto teórico próprio do professor universitário. Trata-se do Programa Institucional de Pedagogia Universitária: Formação Permanente do Corpo Docente, que já teve sua primeira ação neste começo de semestre letivo de 2017, a formação para professores ingressantes, em uma semana inteira de atividades, no fim de maio (foto).

O programa tem como linhas de ação a formação de professores ingressantes, as formações continuadas do corpo docente, de coordenadores de curso e de membros de núcleos docentes estruturantes dos cursos de graduação, bem como realizar pesquisas e publicações em Pedagogia Universitária.

Entre as propostas de Pedagogia Universitária, destaca-se realizar levantamentos das principais necessidades pedagógicas evidenciadas na Universidade, por meio das avaliações internas e diagnósticos existentes ou a serem realizados; fazer eventos de diferentes dimensões e modalidades que promovam a qualificação pedagógica dos professores e coordenadores de curso; incentivar a qualificação pedagógica em todas as unidades da Universidade, em consonância com as ações de formação propostas pelo programa em suas diferentes linhas de ação; e dialogar permanentemente com os diferentes setores da Universidade, no sentido de favorecer o conhecimento da realidade e a implementação das ações a serem planejadas.

A Pedagogia Universitária buscará também realizar avaliações periódicas do trabalho, em vistas de verificar sua eficácia e identificar possíveis fragilidades que ensejem modificações; socializar as ações e inovações produzidas pelos professores por meio de relatos de experiências, prevendo a publicação de informativos ou cadernos de estudos que sistematizem as produções e valorizem os esforços coletivos em favor da qualificação da educação universitária; fomentar e publicizar, por meio de criação de repositório específico, as diferentes experiências e inovações em pedagogia universitária, produzidas em âmbito local, regional e nacional; e articular-se às universidades que realizam experiências no campo da Pedagogia Universitária.

O Programa pretende ainda incentivar a criação de grupos de estudos entre os professores interessados em atuar no fomento e implementação da Pedagogia Universitária, incentivando a pesquisa na área, favorecendo a criação de uma Linha de Pesquisa que possa fazer parte de um Programa de Pós-Graduação em Educação (Especialização, Mestrado, Doutorado); fomentar ações que acolham, orientem e preparem o docente ingressante para a vida institucional e para compreensão da demanda pedagógica específica, a partir de um olhar contemporâneo; e promover ações, de caráter permanente, para os professores da Universidade, tendo em vista a formação continuada, a auto avaliação e redimensionamento constante das suas práticas pedagógicas frente à educação contemporânea.

Quer também acompanhar e orientar os coordenadores de curso, visando o diálogo permanente sobre as questões administrativas e pedagógicas, que fazem parte da atuação docente no ensino superior; capacitar coordenadores de curso para atividades de gestão, tanto no âmbito administrativo, quanto pedagógico; agregar os membros dos núcleos docentes estruturantes, a partir de suas participações nas ações deste programa, garantindo a circulação e compartilhamento de ideias e orientações; e capacitar os membros dos núcleos docentes estruturantes para o desdobramento de atividades no âmbito da pedagogia universitária, de forma a fortalecer o cumprimento de suas funções nos respectivos cursos.

Universidade como espaço educativo

Para a pró-reitora de Graduação, Fátima Cóssio, é importante que a Universidade se reconheça como um espaço educativo por excelência e, portanto, com uma tarefa pedagógica que não pode ser relegada ao segundo plano ou, ainda, em alguns casos, sequer considerada como importante.

“O reconhecimento do seu papel educativo, pedagógico e formativo implica em a Universidade criar mecanismos para que os professores, que realizam a tarefa de ensinar, aliada aos outros fazeres (pesquisa, extensão, inovação), se apropriem dos conhecimentos próprios da docência, independente da formação que possuam, ou seja, todos estão professores e para esta tarefa precisam qualificar-se, não bastando a formação graduada ou pós-graduada em uma área específica do conhecimento, é necessário compreender a dinâmica do fenômeno pedagógico”, observa a pró-reitora.

Inscrições abertas

O Projeto de Formação Continuada para Docentes está com inscrições abertas para os seus cursos até o dia 16 de junho, pelo link: https://goo.gl/forms/pID6y8K9WrDMKLAD3 . Neste link o docente poderá conferir o cronograma de atividades de junho a dezembro, ou clique na imagem ao lado para ver a programação.

A equipe da Coordenação de Pedagogia Universitária está a disposição para informações pelo e-mail nufor.ufpel@gmail.com ou pelo telefone (53) 32844064.

Publicado em 08/06/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.