ClinEq participa da Conferência Nacional da Abraveq e recebe premiação

O Grupo de Pesquisa, Ensino e Extensão em Clínica Médica de Equinos da Universidade Federal de Pelotas (ClinEq/UFPel) participou da 18ª Conferência Nacional da Associação Brasileira dos Médicos Veterinários de Equídeos (Abraveq), considerado o maior evento científico em equinos da América Latina. O encontro foi realizado entre os dias 2 e 4 de junho, em Águas de Lindóia, São Paulo.

No total, 280 trabalhos foram publicados durante o congresso, sendo que 12 publicações da equipe foram apresentadas no evento e discutidas com os demais participantes.

O trabalho na área Fisiologia do Exercício e Nutrição, intitulado “Metabolismo Lipídico e Atividade Paraoxonase 1 em Potros da Raça Crioula submetidos a diferentes tipos de criação”, apresentado por Ilusca Sampaio Finger, obteve o primeiro lugar. O Grupo ClinEq, pelo terceiro ano consecutivo, é premiado nessa categoria com trabalhos realizados na raça Crioula.

Conforme o professor Carlos Eduardo Wayne Nogueira, essa premiação e a significante participação do Grupo demarcam o reconhecimento pelo trabalho que vem sendo desenvolvido ao longo de 19 anos por toda a equipe e colaboradores. O ClinEq trabalha em interação com vários setores da UFPel, além de integração com instituições como a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), a Universidade Estadual Paulista (UNESP) – Botucatu, Universidade de São Paulo (USP) e algumas universidades internacionais.

Conta também com a parceria de Haras e Cabanhas da região para a realização dos experimentos. A Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) também tem apoiado os estudos do grupo. Esse vínculo vem permitindo o estudo do cavalo Crioulo e o desenvolvimento de pesquisas aplicadas à realidade de campo (saiba mais aqui).

No evento, ocorreram vários Fóruns – dentre eles, o de Bem Estar teve grande repercussão, com a participação de Adroaldo Zanella (USP e AWIN), Denise Leme (UFSC), Hélio Manso Filho (UFPel), Geraldo Heleno e Rafael Faleiros (UFMG), Luiz Otávio Silveira (MAPA) e representantes da ABCCC e Associação Brasileira de Criadores de Cavalo Quarto de Milha (ABQM). Os palestrantes abordaram o tema “Bem Estar Equino” e avançaram na discussão no sentindo de implementar boas práticas de manejo na criação e nos esportes equestres. A presença de duas palestrantes internacionais, Camie Heleski (Michigan State University) e Inger Lise Andersen (Norwegian University) enriqueceram ainda mais o tema e a discussão em relação à realidade e aplicabilidade das boas práticas.

Veja os autores do trabalho premiado em primeiro lugar:

Título: “Metabolismo Lipídico e Atividade Paraoxonase 1 em Potros da Raça Crioula submetidos a diferentes tipos de criação”

Autores: Ilusca Sampaio Finger, Lorena Alvariza Amaral, Bruna S. Suñé Moraes, João A.A. Rincón, Alice Correa Santos, Augusto Schneider, Marcio Nunes Corrêa, Carlos Eduardo Wayne Nogueira.

Para ler o trabalho completo, basta acessar a página do ClinEq.

Publicado em 08/06/2017, nas categorias Destaque, Notícias.