Alunos do Teatro fazem apresentações de criações coletivas

Entre 9 e 14 de junho, um grupo de 20 estudantes do Curso de Teatro – Licenciatura da UFPel fará apresentações de três peças teatrais para três públicos diferentes. As peças que serão apresentadas foram criadas na disciplina “Encenação Teatral I”, sob responsabilidade do professor Adriano Moraes, e utilizam métodos de criação coletiva organizadas por grupos da América Latina liderados por diretores como Santiago Garcia, Enrique Buenaventura, Amir Haddad, entre outros.

Calendário e informações sobre as apresentações:

09/06 – 17h40min – FAURB/CEART

Peça: “O Assalto” / Direção e Dramaturgia Coletiva

Sinopse:

Um rapaz que sempre foi arrimo da família está desempregado há um ano. O dono da casa deu 24 horas para que o imóvel seja desocupado se o aluguel, atrasado há dois meses, não for pago. Tem várias desavenças com a Mãe que está doente, em virtude das cobranças que ela lhe faz, por acreditar que ele se transformou em um malandro. Magoado e sofrendo com a situação ele promete dar um jeito, e no caminho, topa com um estudante universitário, que volta sozinho para casa a pé. Será o primeiro assalto de sua vida, porque nunca praticara um, mas para onde levar a Mãe idosa e doente se não tiver onde abrigá-la? O palco da peça, um ringue, onde acontecerão vários embates, outros adversários irão medir forças. É a luta entre o bem e o mal. Um político, em busca de votos dá tapinhas nas costas e aperta a mão de seu possível eleitorado (a plateia), porém, no final da peça sofre a resistência de uma eleitora que, ao protestar através de uma poesia, pede segurança, saúde, previdência, mas acaba levando no bico a representante do povo. Sai de cena abraçado com ela, pois acredita que ela já faz parte do sistema. O político satisfeito ri, acreditando que ganhou mais um voto. Será?
Artistas-Criadores:

Athila CassuriagaGermano RuschLuciane AvilaMaria Da Conçeição FloresBeta VieiraThairone Dorneles e Wesley Fróis

12/06 – 19h – Desafio Pré-Vestibular

Peça: “Expectativas e frustrações” / Direção e Dramaturgia Coletiva

Sinopse:

Cena em seis quadros que apresenta as dificuldades pelas quais os estudantes passam em diferentes estágios em que se encontram. Apresenta-se a pressão sob a qual estão os jovens, tanto na escolha de um curso após o ensino médio, quanto nas distrações que atrapalham o estudo, nas dúvidas e na ansiedade em terminar o curso logo. A cena expõe os jovens que se deparam com a necessidade de amadurecer para lidar com as responsabilidades mostrando situações de frustração em que os próprios atores já se enxergaram.
Artistas-Criadores:

Felipe CremoniniGustavo BrockerMarcos KusznerRafael BuenoRoberta Postale e Verônica Díaz

14/06 – 20h15min – E.E.B. Félix da Cunha

Peça: “A fonte dos alienados” / Direção e Dramaturgia Coletiva

Sinopse:

Na cidade do interior do Rio Grande do Sul, o Sr. Prefeito inaugura o novo chafariz, construído com dinheiro desviado de recurso repassado pelo governo federal para o saneamento básico dos bairros da periferia. Ao descobrir que, além do desvio de recurso, a obra foi superfaturada para beneficiar o prefeito, o Sr. Ético, funcionário da prefeitura, denuncia o caso, buscando apoio do jornalista e da população. O prefeito, com apoio do diabo e de seu capanga, tenta silenciar seus oponentes e dar visibilidade apenas à obra construída.
Artistas-Criadores:

Lizi FonsecaFrancine PereiraKarol MendesMárcio Mariott, Patrícia Fabbro BicoskiThales Duarte e Samuel Pretto .

Publicado em 06/06/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.