Professor Jovino Pizzi lança segunda edição de seu livro no Chile

O professor do Instituto de Filosofia, Sociologia e Política da UFPel Jovino Pizzi acaba de lançar a segunda edição do livro “El mundo de la vida: Husserl e Habermas” no Chile. A cargo da editora da Universidade Católica Silva Henríquez, de Santiago do Chile, a segunda edição tem um novo capítulo: “Lebenswelt: una noción apropriada para dar cuenta de mundo latinoluso y afroamericano de vida”. Nesta terça-feira (30), o docente apresentará a obra na Universidade Católica de Temuco; o livro já foi apresentado na Universidade Católica Silva Henriquez e também terá sessão na Universidade de Concepción.

Para o professor Cristián Valdés Norabuena, da Universidade Silva Henríquez, o acréscimo de um novo capítulo indica a ampliação temática, indo muito além de uma análise e discussão entre os autores, tal como foi apresentado na primeira edição: “Este novo texto é a grande novidade, indicando uma atualização e a pertinência dessa nova versão”. Nesse sentido, o professor Cristián diz que o subtítulo do livro deveria ser modificado, pois a noção latino-luso e afro-americana de mundo sobre a vida salienta a necessidade de plasmar o tema em debates, encontros acadêmicos e a reflexão filosófica.

Já de acordo com o professor Ricardo Salas, da Universidade Católica de Temuco, essa segunda edição evidencia a profundidade e, ao mesmo tempo, a complexidade do tema, salientando a continuidade de um contínuo debate através de artigos ou palestras. “Esses espaços acadêmicos estruturam filosoficamente o reconhecimento partilhado dos mundos de vida de nossas terras mestiças para um pensamento universal, preocupado com a reformulação de uma ética e de uma política capazes de responder, desde nossas situações culturais e históricas, o conflituoso confronto com o pensamento homogeneizante e hegemônico”, explica Salas. Ele termina a apresentação dizendo que o quarto capítulo é, sem dúvidas, a melhor das contribuições do professor Pizzi: “É exegese que transita entre a fenomenologia, a hermenêutica e as ciências sociais e humanas”.

Publicado em 30/05/2017, na categoria Notícias.