Extractus é indicada para receber Certificado ISO 9001:2015

A Extractus Manipulação e Cosméticos recebeu, na última sexta-feira (26), a indicação para receber o certificado ISO 9001:2015, em ato realizado no próprio auditório. A Farmácia passou por auditoria para buscar a re-certificação da norma internacional de qualidade ISO 9001, já na versão 2015, que traz algumas novidades como análise e gestão de risco e foco nas partes interessadas. As instituições podem se adaptar à nova versão da norma até 2018. No entanto, em busca de inovação, a Extractus aceitou o desafio e já buscou a certificação na versão 2015.

O processo de auditoria teve início na quarta-feira (24), após cerimônia de abertura que contou com a presença do reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel),professor Pedro Rodrigues Curi Hallal, dos assessores da Reitoria, professores Alexandre Fernandes Gastal e Gilberto Collares, da gerente de Ensino e Pesquisa do Hospital Escola UFPel/EBSERH, professora Samanta Madruga, além de docentes do curso de Farmácia da UFPel e de diretores da Fundação de Apoio Universitário. Também estavam presentes o sócio-diretor da Farmaplus, João Oliveira, o auditor da EVS Brasil, Marcos Barbosa, além de clientes e colaboradores.

A gerente e responsável técnica da Extractus, Andréia Rodrigues, explica que a Extractus é certificada pela ISO 9001:2008 desde 2014, e observa que o momento é especial para a Farmácia, já que a norma ISO 9001 sofreu uma revisão que acarreta várias mudanças. E acrescenta: “uma avaliação pode ser uma ótima possibilidade de mostrar o que a gente faz no dia a dia, que é um trabalho de excelência. As pessoas conhecem o atendimento, mas não conhecem o nosso processo e o quão rígido ele é”.

O anúncio do resultado da Auditoria foi recebido com muita satisfação pelos participantes da cerimônia de encerramento. A conquista da indicação foi creditada à dedicação da equipe de trabalho da Extractus, que foi incansável e impecável no cumprimento dos requisitos apresentados pelo auditor.

Também estavam presentes nesse ato a superintendente do Hospital Escola UFPel/EBSERH, Vera Maria Freitas da Silveira e o presidente da Fundação de Apoio Universitário, professor Marco Aurélio Romeu Fernandes.

Farmácia-Escola
Há mais de um ano a Fundação de Apoio Universitário e a Universidade Federal de Pelotas firmaram um convênio onde a Extractus passou a ter uma função de apoio essencial ao ensino do curso de Farmácia da UFPel, assumindo a condição de Farmácia Escola do curso de Farmácia da Universidade.

Essa condição se dá através de inúmeras atividades, como a disponibilização de laboratório específico para aulas práticas, oferta de vagas de estágio aos acadêmicos, além da inserção em projetos de pesquisa, extensão e ensino, bem como no apoio à ações desenvolvidas pelo curso, como ocorreu recentemente na Semana do Uso Racional de Medicamentos.

Com a re-certificação ISO 9001:2015 essa parceria passou a constar no escopo certificado, traduzindo assim a qualidade que está sendo ofertada aos acadêmicos do curso de Farmácia.

A coordenadora do curso de Farmácia da UFPel, professora Rejane Tavares, ressalta a importância da parceria com a Extractus, que, segundo ela, propicia aos alunos um melhor aprendizado e contato com a realidade que vão encontrar fora dos bancos escolares, vivenciando o mercado in loco. Sobre a indicação para a ISO a professora observa: “a possibilidade de o curso de Farmácia estar vinculado a uma Farmácia Escola certificada, com as atividades de ensino, pesquisa e extensão elencadas no escopo da certificação, juntamente com o pioneirismo e exigências desta nova versão da ISSO, faz com que o reconhecimento do curso e de seus egressos seja ainda maior”.

Publicado em 30/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.