Pacientes do Hospital Escola voltam a receber Pet Terapia

O Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE/UFPel) retomou neste mês de maio as atividades de Pet Terapia. O projeto, pertencente ao curso de Medicina Veterinária da UFPel, atende aos pacientes internados no hospital, assistidos por animais de companhia com fins terapêuticos, educacionais e de socialização.

De acordo com a professora Márcia Nobre, as visitas são semanais, sempre visando a melhora da qualidade de vida dos pacientes nos aspectos de socialização, de afetividade, no desenvolvimento cognitivo e motor, na diminuição do estresse e na inclusão social, tendo o cão como mediador.  São desenvolvidas atividades lúdicas específicas para cada paciente, seja com brincadeiras envolvendo os cães, jogos ou atividades com a imagem dos cães.

As ações duram cerca de uma hora, sendo divididas em três fases: atividades de apresentação, atividades específicas e, por fim, a despedida dos cães com a escovação da pelagem, colocação de roupas ou de acessórios. Os cães são treinados rotineiramente para dessensibilizá-los frente a situações que possam gerar reações; portanto é inesperado que ocorram mordidas ou aranhões, conforme explica a professora Márcia Nobre.

Para que o projeto possa acontecer, sem prejuízo à saúde e aos tratamentos oferecidos no hospital, existe uma série de exigências a serem cumpridas e que são realizadas pela equipe que treina e cuida dos animais. Higiene bucal, de pelos e unhas, tosas higiênicas, avaliações clínicas e exames são realizados periodicamente, assim como vacinação. O transporte destes amimais é feito até o hospital de acordo com as recomendações da legislação vigente.

Durante a terapia, profissionais como enfermeiros, educadores físicos, fisioterapeutas, médicos, professores ou terapeutas ocupacionais, acompanham as atividades. Além disso, os animais recebem treinamento para esse fim.

Publicado em 29/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.