Milhares de atendimentos serão realizados no 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh

Evento contará com a participação de todos os 39 hospitais filiados à estatal, nas cinco regiões do país

Brasília (DF) – A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) realizará, nesta quarta-feira, dia 31 de maio, a segunda edição do Mutirão Nacional da Rede Ebserh. O evento contará com a participação de todos os 39 hospitais universitários filiados à estatal, nas cinco regiões do país.

Cada hospital atenderá a uma especialidade, com o objetivo de mitigar a demanda reprimida nas unidades e na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), o que resultará em milhares de procedimentos médicos e ações educativas na área da saúde.

Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o evento destaca a mobilização dos hospitais universitários na busca da melhoria do sistema público de saúde. “O mutirão mostra a relevância da rede Ebserh para o SUS e para a população brasileira. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa e também ensino de qualidade”, analisou.

No primeiro Mutirão, foram realizados 3.649 atendimentos em 22 Estados e Distrito Federal, incluindo 664 cirurgias, 879 consultas e 2,1 mil exames. Ao todo, estiveram envolvidos mais de 7,6 mil profissionais dentre médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde.

Ainda na primeira edição do evento, os hospitais realizaram, algumas ações educacionais, avaliações oftalmológicas, auditiva, bucal, nutricional, enfim ações voltadas à prevenção de doenças, promoção de alimentação saudável, dentre outras. No segundo Mutirão, além de todos os procedimentos médicos, essas ações educativas serão intensificadas.

“Denominamos de ações educacionais as ações voltadas à promoção e à prevenção em saúde. O objetivo é que envolvam alunos de graduação e pós-graduação, preceptores, docentes e demais profissionais necessários”, explicou a coordenadora de Formação Profissional da estatal, Caroline Brero.

Pelotas

No Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel) serão realizados exames, consultas e ações educacionais durante todo o dia 31. Estão previstas 40 tomografias computadorizadas, 25 ecocardiografias uni e bidimensional com doppler, 10 endoscopias digestivas altas e 10 colonoscopias. Também serão realizadas 48 consultas oftalmológicas, 50 consultas odontológicas e 15 consultas com dermatologista.

Dentre as ações previstas, estão contemplados dois locais: no ambulatório do HE haverá campanha de prevenção ao câncer de boca e conversa informativa sobre atividade física e saúde com os pacientes e acompanhantes, e no Mercado Público será montada uma tenda com ação anti-tabagismo, aferição da pressão arterial e realização de medidas antropométricas, além de orientações sobre saúde.

Sobre a Ebserh

Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Ebserh administra atualmente 39 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Publicado em 29/05/2017, na categoria Notícias.