Encontro de Formação de Professores encerra com anúncio de novidades

Foi em clima de integração e entusiasmo por causas compartilhadas que os professores participantes do 1º Evento do Projeto de Formação Continuada de Professores Ingressantes da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) encerraram o evento. Durante toda a semana, os docentes estiveram reunidos em torno de temas ligados à Pedagogia Universitária e de uma aproximação com as pró-reitorias. No encerramento, na tarde desta sexta-feira (26), a Pró-Reitoria de Graduação (PRG) já adiantou: tem muito mais vindo por aí.

Assuntos conectados com a natureza da cultura universitária, ao saber pedagógico na prática docente e às concepções e sistemática de projetos de ensino, pesquisa e extensão foram compartilhados e debatidos. Entre os participantes do encontro, o sentimento era de aprovação da proposta, tanto no que diz respeito às informações e discussões fundamentais para a docência de qualidade quanto pela oportunidade de congraçamento com outros professores que compartilham, muitas vezes – apesar do distanciamento físico -, os mesmos anseios e realidades.

Para a professora Andrisa Kemel Zanella, do Centro de Artes, ouvir experiências de professores com maior caminhada potencializa que se pense e foque em aspectos positivos. Importante para “se perceber enquanto ser humano e estar em um lugar de formação de pessoas. Que pensemos na prática em sala de aula”, observou, destacando o significado do acolhimento a quem chega a uma instituição. Para o professor do Instituto de Física e Matemática Pedro Lovato, os destaques do encontro foram a qualidade das apresentações e a interação entre os ministrantes e os colegas de outros cursos, pontos também destacados pelo professor da Faculdade de Educação Dirlei Pereira. “O conjunto articulado das falas, cada uma da sua forma, conferiu uma dinâmica na compreensão da Universidade”, observou Pereira. “Foi uma semana oxigenadora”, sintetizou o coordenador adjunto do curso de Psicologia, professor Édio Raniere.

Encerrando a programação, a líder do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Imaginário, Educação e Memória (GEPIEM), professora Lúcia Peres, abordou o aspecto biográfico na experiência formativa. A aproximação entre pessoas foi um dos pontos destacados por ela, que também é assessora da Reitoria. “Temos a proposta de que as pessoas interajam como pessoas e profissionais”, disse.

Mais integração e formação
Para a coordenadora do Núcleo de Formação de Professores (NUFOR), professora Larissa Patron, o evento superou as expectativas, em especial relacionadas à integração entre os participantes. De acordo com ela, a vivência durante os cinco dias de atividades proporcionou, inclusive, o surgimento de ideias em conjunto, como grupos de pesquisa e trabalhos interdisciplinares. “Foi um momento de trocar experiências e se escutar”, avaliou.

Na ocasião, a pró-reitora de Graduação, Maria de Fátima Cóssio, destacou novas ações que estão sendo preparadas para a formação continuada de docentes. A partir de segunda-feira (29), começam as inscrições para uma série de eventos em formatos variados que ocorrerão de junho a dezembro, uma vez por mês. Serão palestras, minicursos, seminários e mesas-redondas, sempre com temáticas relacionadas ao conceito da Pedagogia Universitária. O primeiro já tem data: 19 de junho. As inscrições poderão ser feitas on-line, na página da PRG.

Além disso, no dia 26 de junho haverá formação específica para coordenadores de curso. E, para o segundo semestre, deverá ser lançado o Café Pedagógico, que será composto por grupos de trocas de experiências.

“Não vamos parar por aqui. Temos que nos encontrar, porque é isso que nos alimenta. Juntos temos esperança para fazer a Universidade melhor que almejamos e merecemos”, destacou a pró-reitora.

Publicado em 26/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.