Semana de Museus tem programação até domingo (21) na UFPel
Até domingo (21), a UFPel está com uma programação especial para marcar a 15a Semana Nacional de Museus. A Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, através da Coordenadoria de Patrimônio Cultural e Comunidade, está participando da Semana com o tema “Museus e histórias controversas dizer o invisível em museus”.
São conferências, comunicações de trabalhos, exposições e visitas guiadas, sendo esta a primeira ação conjunta dos Museus e Projetos Museológicos que fazem parte da Rede de Museus da UFPel.
A abertura ocorreu no fim da tarde desta quarta-feira (17), no Museu do Doce, com a conferência da professora Maria Letícia Mazzucchi Ferreira “Os limites do disível/visível: reflexões sobre os museus da memória”.
Antes da palestra, ao se manifestar na mesa de abertura da Semana, o reitor Pedro Curi Hallal disse que não estará tranquilo enquanto algum museu da UFPel funcionar em imóvel alugado. Também afirmou que é preciso valorizar o pessoal que cuida dos museus, que dedica sua vida e trabalho ao cuidado dos acervos e espaços dos museus.
A coordenadora de Patrimônio Cultural e Comunidade da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura, Nóris Leal, também ao falar na abertura do evento, ressaltou o trabalho colaborativo que existe na UFPel na área de museus, os 13 espaços de memória existentes na Universidade e seus projetos de extensão e a construção da rede de museus da Instituição.
Os diretores de unidades acadêmicas que têm museus vinculados a elas também se manifestaram, como foram os casos do diretor do Instituto de Biologia, Althen Teixeira Filho, do Centro de Artes, Úrsula Silva, e do Instituto de Ciências Humanas, Sidney Vieira.
Na mesa de abertura, ainda o vice-reitor, Luís Amaral, o coordenador de Arte e Inclusão da Prec, João Fernando Iganzi, representando a pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, e a diretora do Museu do Doce, Carla Gastaud.
No ato, a diretora do Museu do Doce recebeu a doação de um livro da senhora Maria da Glória Pereira, para fazer parte do acervo do Museu. A obra doada, Tesouro das Cozinheiras, traz receitas da culinária portuguesa e tem cerca de 70 anos.
Programação
Nesta quinta (18), às 19h, ocorre o lançamento do Catálogo “Os Museus do Conhecimento da UFPel”, que objetiva divulgar as instituições museológicas das unidades de ensino da Universidade Federal de Pelotas.
Dias 19 e 20, sexta e sábado, às 19h, ocorrerão duas sessões de cinema em parceria com o SESC. A primeira ocorrerá na sexta-feira, dia 19, na rua Barão de Butuí, lateral do Museu do Doce. A segunda exibição ocorrerá no sábado, dia 20, no pátio interno do Museu.
No dia 21, domingo, ocorrerá visita aos Museus localizados na Colônia de Pelotas e na cidade de Morro Redondo. Estarão no circuito o Museu da Colônia Francesa, o Museu da Colônia Maciel, o Museu do Grupelli e o Museu Histórico de Morro Redondo.
Ainda ocorrerão as seguintes exposições:
1 – “Entre lembrar e esquecer, resistir é lugar”. O tema é o Estado Novo e as memórias subterrâneas do período de nacionalização. Será realizada no Museu de Morro Redondo e no Museu Grupelli. No Museu de Morro Redondo, entre 12 e 21 de maio – avenida Jacarandá, Centro de Eventos; e no Museu Gruppelli a partir do dia 21 de maio.
2- A Comunidade do Anglo: Olhares Diversos de Uma Comunidade – Projeto de Preservação do Patrimônio Cultural da Região do Anglo, no Campus Barroso; a partir do dia 19 de maio.