Pesquisa com compromisso social é tema da Aula Inaugural da Medicina

“Viver sendo Pesquisador em Saúde: dilemas e perspectivas” será o assunto em foco durante a Aula Inaugural do curso de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). Quem vai relatar suas experiências em pesquisa com compromisso social será o professor Fernando Celso Lopes Fernandes de Barros, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. O evento será no dia 23, às 17h, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina.

De acordo com a coordenadora do curso, professora Ângela Vitória, um dos destaques da Medicina da UFPel é a excelência em pesquisa. Nesse âmbito, alguns profissionais revelaram, durante sua trajetória de vida, um compromisso com as políticas públicas e a saúde da comunidade. É o caso de Barros, que tem experiência especialmente na área materno-infantil, mortalidade perinatal e infantil, desigualdades sociais em saúde e estudos de coorte.

Segundo a coordenadora, o convidado falará sobre a liberdade em instituições de ensino federais para pesquisa de relevância social, que não são limitadas a estudos que seguem as necessidades de mercado. Conforme adianta a docente, a intenção em abordar esse tema na Aula Inaugural busca despertar nos estudantes o compromisso social na pesquisa em saúde.

O palestrante
Fernando Barros é graduado em Medicina pela Universidade Católica de Pelotas (1970). Realizou residência em Pediatria no Hospital dos Servidores do Estado (HSE), no Rio de Janeiro (1971-1972), mestrado em Saúde Materno Infantil – Institute of Child Health, na Universidade de Londres (1980) e doutorado em Epidemiologia na London School of Hygiene And Tropical Medicine (1985). Foi professor titular do Departamento de Medicina Social da UFPel e trabalhou como profissional internacional do Centro Latino-Americano de Perinatologia da Organização Pan-Americana da Saúde, da Organização Mundial da Saúde (OPAS/OMS) em Montevidéu, no Uruguai, de novembro de 1998 a janeiro de 2007.

Atualmente é professor do Programa de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado) em Saúde e Comportamento da Universidade Católica de Pelotas e professor associado do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. Publicou cerca de 350 artigos científicos em periódicos nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Medicina e Epidemiologia, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia, saúde materno-infantil, mortalidade perinatal e infantil, desigualdades sociais em saúde e estudos de coorte.

Publicado em 17/05/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.