A SALA recebe mostra Onde estão/ são os ossos?

A Galeria A SALA, do Centro de Artes da Universidade Federal de Pelotas, na rua Alberto Rosa, 62, recebe a partir desta terça-feira (16), às 18h, a exposição Onde estão/ são os ossos?, de Michel Peterson e Christian Peterson. A visitação ocorre de 17 de maio a 16 de junho, de segundas a sextas-feiras.

A mostra é oriunda do projeto de pesquisa ROBAA (Roads of Bones and Ashes / A estrada dos ossos e das cinzas). Nascido no final dos anos 90, de um trabalho clínico de consulta psicanalítica em instituição e em consultório privado junto a requerentes de asilo que sofreram tortura, o projeto concentra-se, no primeiro momento, nos riscos psíquicos dos traumas extremos (guerras, genocídios, democídios, massacres de todo gênero) para em seguida expandir-se e tocar nas questões de natureza paleontológica, arqueológica, antropológica, filosófica, literária, política e econômica.

Conforme Michel Peterson, Onde estão/são os ossos permite ver e ouvir um momento, um estado provisório de ROBAA, o nó de um rizoma, uma temporalidade mais próxima do movimento do inconsciente que de um terreno “empírico” e “fenomenológico”. Trata-se de um ato geopoético para o qual os pesquisadores da partida propuseram aos artistas-acolhedores da UFPel um material que eles se apropriaram e transformaram. Esta proposta corresponde, aliás, a um momento em que ROBAA, instigado pelo antropólogo Fillipo Furri, transformou-se, em 2016, em MédiaLab ROBAA. O que mostra bem que os ossos deixam rastro nas estradas desde os tempos mais antigos da humanidade – o próprio originário. Embora o projeto fosse mais pessoal, inclusive mais íntimo, ele agora se torna uma plataforma e um entroncamento em que se encontram pesquisadores e artistas de várias instituições de muitos países (Canadá, França, Tunísia, Itália, Grécia, Polônia, Brasil). Além disso, as universidades (McGill, York, Amsterdam e de Catane), diversas ONGs e grupos de trabalho participam da reflexão: UNHCR, Missing Migrants, Humanitaire citoyen, Carovanes Migrantes, GISTI, Migreurop, HumanCost of Border Control, ARCI, Boats4People, MSF, Chairs disparues, Restoring Family Links, ANCI, assim como diferentes associações da Tunísia e do Marrocos.

Através destas pesquisas e destes “deslocamentos”, nós nos deixamos levar por uma migração rumo a uma etnografia transnacional do luto, que abre, então, a enorme questão dos traumas individuais e coletivos, com os cortejos de fantasmas que os inspiram. A circulação e o desaparecimento dos ossos permitem, através de mares, terras e cemitérios, levar, assim, a refletir sobre as condições de possibilidade dos genocídios e dos crimes de massa, sobre os espectros e sobre a transmissão coletiva e individual dos grandes traumatismos. Assim, um trabalho sobre o retorno do recalque provoca a necessidade de não cessar de retornar à memória humana. Combater o esquecimento dos genocídios, o apagamento, o apagamento do apagamento – isto é a forclusão –, eis um dos eixos centrais de Onde estão/são os ossos… Este caminho através de alguns cemitérios do mundo imprime um trabalho de transmissão.
Curadores da exposição:
Carolina Rochefort, Helene Sacco e Cláudio Azevedo

Michel Peterson
Coordenador de ROBAA e psicanalista
Coordenador do projeto ROBAA (Roads of Bones and Ashes / Estradas de ossos e de cinzas)
Cadeira Oppenheimer em Direito Internacional Civil,
Faculdade de Direito, Universidade McGill, Canadá
Professor visitante no Curso de Psicologia, FURG

Grupo de pesquisa ROBAA :
Christian Peterson Fotógrafo e videasta, vice-coordenador do projeto ROBAA, Toronto, Canadá
Donald Boucher Psicoterapeuta e trabalhador social, Montreal, Canadá
Filippo Furri Antropólogo, MIGERUROP, PPG Antropologia, Universidade de Montreal, Canadá/França/Italia
Gabriela Peterson North-South Studies, Dawson College, Montreal, Canadá

Organizacão e realização
Michel Peterson, Louise Jutras (assistência têcnica)
Jacson Piovesan, Centro de Artes Visuais, UFPel
Karina Gallo, Centro de Artes Visuais, UFPel
Rômulo Guedes, Centro de Artes Visuais, UFPel

Christian Peterson e Michel Peterson

Textos
Donald Boucher, Filippo Furri, Guy Parent, Jacques Derrida, Marilyn Monroe, Michel Peterson e Robert Harrison

Tradutora
Rosa Rockenbach, Instituto de Letras e Artes, FURG

As passagens (imagens de síntese)
Philippe Internoscia, Master in Fine Arts, Universidade Concordia, Montreal, Canadá

Música (trilha sonora)
Pascal Langlais, Montreal, Canadá

Edição Vídeo Fotos Exposição
Karina Gallo, CA UFPel
Renan Silva do Espirito Santo, CA UFPel

Michel Peterson
Prof. Dra Renata Azevedo Requiã – Pesquisadora de Arte e Literatura; Curso de Bacharelado em Artes Visuais UFPel
Prof. Dra. Luiza FN Carvalho – Pesquisadora de Arte Funerária; Curso de Bacharelado em Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis da UFPel.

Video de Alexandre Silva da Silva (PPGEA, FURG): Exclusão, Memoria, Julgamento, Conflito

Fervilhamentos /Her Hviler, Michel Peterson e Melissa Velasques (UFPel)

Mediação: Grupo Patafísica Mediadores do Imaginário
Contatos: patafisica@live.com

Publicado em 16/05/2017, nas categorias Agenda, Eventos Culturais, Notícias.