Início do conteúdo

LABGRÃOS cria grupo “Armazenagem com Precisão”

Foi oficializada, nas dependências do Centro de Eventos, durante a Expoarroz 2017, a criação do Grupo “Armazenagem com Precisão”. Trata-se de um grupo de trabalho e de pesquisa do Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LABGRÃOS), do Departamento de Ciência e Tecnologia Agroindustrial da Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel da Universidade Federal de Pelotas (DCTA/FAEM/UFPel).

O Grupo, que integra especialistas, instituições, entidades e empresas, foi concebido para unir os diversos componentes do segmento da armazenagem, de modo a estabelecer uma identidade do setor facilitando a interação.

O Grupo é constituído de duas equipes: técnica e de apoio. A equipe técnica é formada por especialistas do DCTA e de outros Departamentos da FAEM e de outras Unidades da UFPel, e também de outras instituições de ensino e de pesquisa. A equipe de apoio é formada por empresas, instituições e entidades representativas do setor, como associações, sindicatos e federações.

Entre as motivações da equipe do LABGRÃOS para a concepção e a implantação do Grupo está o fato de que os avanços da produção agrícola brasileira, num contexto de novos conceitos – como o de cadeias produtivas integradas -, têm exposto de forma cada vez mais significativa o gargalo representado pela pós-colheita nessas cadeias. Isso especialmente até o armazenamento, a partir do qual os grãos são destinados para o consumo, a industrialização ou ao comércio, sendo cada vez mais expressiva a exportação. Além disso, levou em consideração que, em 2018, o Laboratório de Pós-Colheita, Industrialização e Qualidade de Grãos (LABGRÃOS) completa 40 anos de atividades de pesquisa, inovação tecnológica, formação e atualização de profissionais na área. Somou-se a isso ter treinado mais de 300 estagiários de graduação e realizado mais de uma centena de dissertações de mestrado e teses de doutorado na temática. Mais de 60% dos auditores técnicos do Sistema Nacional de Certificação de Unidades Armazenadoras de Grãos e Fibras foram formados pela equipe do Laboratório. Além disso, é do Laboratório a responsabilidade técnica do Selo de Qualidade ABIAP, da Associação Brasileira das Indústrias de Arroz Parboilizado.

Diante disso, a equipe do LABGRÃOS decidiu marcar a passagem desse aniversário ampliando a participação científica, acadêmica e tecnológica no setor, em integração com instituições, entidades, produtores, armazenistas, indústria e comércio de grãos, com o compromisso da qualidade.

A coordenação do grupo é dos professores Moacir Cardos Elias, Maurício de Oliveira e Nathan Levien Vanier.

Representatividade
Já fazem parte do grupo “Armazenagem com Precisão” as instituições Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSUL-CAVG), Instituto Federal Farroupilha (IFF-Panambi e IFF-Alegrete), EMBRAPA, Instituto Rio-Grandense do Arroz (IRGA), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (EPAGRI), EMATER-RS, e Companhia Estadual de Silos e Armazéns (CESA-RS).

Entre as entidades, já fazem parte o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-FARSUL), a Associação de Engenheiros Agrônomos de Pelotas (AEAPEL), o Sindicato da Indústria do Arroz (SINDARROZ-RS) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA-RS) Regional Pelotas.

Entre as empresas, já fazem parte Kepler Weber, Fockink, GSI, Pagé, Real Máquinas, Cool Seed, Cycloar-Qualygran, Siegert, Procer, Apaw, Protection, Garten, Gebras e Cooperativas Agrícolas.

Publicado em 15/05/2017, na categoria Notícias.