Início do conteúdo

Câncer de boca, tenha atenção também com ele

Mulheres preocupam-se com o câncer de mama. Homens têm cuidado na prevenção do câncer de próstata. Mas há um tipo de câncer que apresenta um grau de incidência bem considerável que parece ainda não despertar, tanto nos homens quanto nas mulheres, o cuidado e a prevenção exigidos, o câncer de boca. Este tipo de câncer é o quinto que mais afeta os homens brasileiros e está entre os dez que mais atingem as mulheres gaúchas.

“A prevenção ao câncer de boca continua sendo negligenciada. Lesões avançadas que podem comprometer o tratamento e o prognóstico aparecem com frequência”, alerta a diretora da Faculdade de Odontologia da UFPel, Adriana Etges, pesquisadora especialista no assunto.

Ela diz que a importância dada ao tema pela Faculdade da UFPel, em termos de campanhas e trabalhos de esclarecimento, tem resultado no aumento do número de pacientes que procuram a unidade, buscando prevenção. “A consequência é o diagnóstico cada vez mais precoce”, diz.

A professora orienta que este tipo de câncer afeta tanto a cavidade bucal quanto os lábios. Pode aparecer como manchas brancas ou avermelhadas, feridas que não cicatrizam e nodulações.  “O auto-exame deve ser estimulado, além da consulta periódica ao dentista, que fará o diagnóstico e encaminhará o caso para o especialista”, afirma a diretora da Faculdade.

São fatores de risco para o câncer de boca o tabagismo, o consumo de álcool e a exposição crônica ao sol.

Atendimento

A Faculdade de Odontologia da UFPel realizou neste dias 10 e 11 de maio campanha preventiva ao câncer de boca, dentro do mês chamado de Maio Vermelho. Passadas estas datas, quem precisar de atendimento na área pode procurar o Centro de Diagnóstico das Doenças da Boca, no sexto andar da Faculdade da UFPel, na rua Gonçalves Chaves, 457, no centro de Pelotas,  fone (53) 3225-6741. O atendimento ocorre o ano todo. O Centro é referência regional no diagnóstico e na prevenção do câncer de boca.

Saiba mais em http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/boca .

Publicado em 12/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.