Marcelo Capilheira assume a direção da Faculdade de Medicina
Foi conclamando professores, alunos e técnicos para caminhar juntos por uma Faculdade de Medicina (Famed) parceira, amadurecida e comprometida na formação de profissionais qualificados que o novo diretor da Unidade, professor Marcelo Fernandes Capilheira, assumiu a função. Em solenidade na manhã desta quarta-feira (10), o docente foi investido no cargo, que desempenhará por quatro anos ao lado da nova vice-diretora, professora Celene Maria Longo da Silva. Também tomou posse a nova coordenadora do curso de Medicina, professora Ângela Moreira Vitória. A cerimônia foi realizada no Auditório da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).
Na ocasião, fizeram sua despedida a então diretora, Vera Maria Freitas da Silveira, e a vice-diretora, Denise Marques Mota. Em seu discurso, Vera lembrou de quando assumiu “com alegria e orgulho” no ano em que ela e a vice completavam 30 anos de formadas e a Famed, 50. “Achávamos que era hora de devolver um pouco o que tínhamos recebido da nossa ‘Leiga’”, recordou.
A então diretora traçou um panorama de como a Famed era naquele momento e as ações de qualificação que foram elaboradas nos últimos quatro anos. “Aos poucos, e com a colaboração daqueles que sempre se dispõem a ajudar, fomos organizando mapeamento dos processos e rotina de trabalho”, observou. Vera citou, entre outros pontos, a otimização e a qualificação de espaços físicos de forma a receber dois novos cursos: Psicologia e Terapia Ocupacional; ampliação das salas de atendimento no ambulatório de 15 para 32; criação da Central de Esterilização de Materiais, instalação da plataforma de acessibilidade e adequação do espaço de Fisioterapia. Além disso, adequação de áreas de conforto e refeitório para vigilantes, portaria e higienização.
Reuniões mensais com os alunos, estabelecendo uma parceria, e encontros envolvendo toda a comunidade nas decisões também foram pontos citados pela dirigente. Junto a isso, o começo de um processo de discussão curricular que permitiu um olhar profundo para a Famed e uma comissão de orçamento, para que o dinheiro público fosse aplicado de forma equânime e otimizada. Foram lembrados, ainda, aspectos como os novos Ambulatórios de Pediatria e Ginecologia, inauguração do Laboratório de Simulação, a criação da Residência Médica em Endocrinologia e o Centro de Diabetes e Hipertensão.
Ao despedir-se do cargo, a docente destacou o engajamento do novo diretor com o processo de ensino-aprendizagem e sua capacidade de reunir colaboradores para o desenvolvimento da Famed. “Estou à disposição da direção, desejo bom trabalho e serenidade”.
Perspectivas
Para ilustrar o caminho que lhe levou a esse posto, o novo diretor contou sua história na UFPel, que começou em 1996, quando ingressou como estudante de graduação na Famed, passou pela residência, mestrado, doutorado, quadro docente permanente e coordenação de curso. Sua motivação para liderar a Faculdade, observou, é a conduta do grupo em destacar, acima dos eventuais problemas, a dimensão pedagógica. “A Universidade deseja formar profissionais competentes para nossa sociedade. Me envolvendo com questões da educação, vi que ela também depende muito de mudanças de posturas, formas de trabalho, prioridades, estruturas”, enumerou, entre outros aspectos.
Capilheira agradeceu à diretora Vera, a quem chamou de parceira e conselheira, pelos ensinamentos enquanto professora e no exercício do cargo. Agradeceu, também, alunos – a razão de ser da Faculdade -, professores – a quem pediu compreensão e empenho – e técnico-administrativos – cujo trabalho em orientação e exemplo, destacou, é fundamental na formação dos estudantes – pelo apoio. Além de mencionar a família, o novo diretor não deixou de citar os cursos de Psicologia e Terapia Ocupacional, os “irmãos mais novos”, pela parceria. “Desde já, convoco toda a comunidade da ‘Leiga’ a assumir esse desafio comigo”, encerrou.
Papel relevante
O reitor Pedro Curi Hallal destacou a complexidade e a longa trajetória da Famed, salientando que, com dois cursos em processo de consolidação, necessita de ampliação de corpo docente e estrutura física. “Essa integração é essencial para o futuro desse espaço”, pontuou. Além disso, mencionou o Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia e o recém criado Mestrado Profissional em Saúde da Família (PROFSAÚDE), além da gestão de quatro Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. “A Famed cumpre um papel extremamente relevante na rede de saúde de Pelotas. Faz muito ensino, pesquisa, extensão e também assistência”, disse, enumerando, ainda, Ambulatório e o Hospital Escola.
O reitor apresentou, ainda, algumas intenções relacionadas ao futuro, como o esforço para garantir a continuidade das obras do hospital próprio, a ampliação do papel da pós-graduação enquanto interlocutores com acadêmicos e serviços, criação de um curso de pós-graduação na área clínica, ampliação de espaço de Diretórios Acadêmicos, e, ainda, a necessidade de formar mais profissionais da Medicina.
Hallal destacou também a competência e a sensibilidade do novo diretor e agradeceu o empenho da direção anterior. “Fazer gestão demanda extrema coragem, capacidade de lidar com conflitos e visão de futuro. É preciso disparar discussões, otimizar recursos e dar a resposta que a Universidade pública é o único caminho para a educação superior nesse país”, afirmou.
A primeira mulher diretora
Após a solenidade, foi inaugurada, na galeria de diretores da Famed, a foto da professora Vera da Silveira, a única mulher entre nove pessoas que exerceram o cargo. A imagem está exposta no prédio histórico da Famed, onde, em 1978, aos 16 anos, ela subiu as escadas para realizar sua matrícula e se graduar a primeira médica de sua família. “Me sinto muito feliz de estar nessa galeria”, disse.
Na ocasião, o reitor destacou o fato. “Vale a pena olharmos para essa parede e notarmos que a maioria é de homens e brancos. Não se trata só de simbologia, mas de oportunidade, igualdade e equidade. Espero que ao longo dos anos, enquanto formos preenchendo essa parede, tenhamos mais diversidade”.