PET-Gape tem trabalho destacado no XX SulPET

O Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular (PET-Gape) (https://petgape.wordpress.com/), da Universidade Federal de Pelotas, esteve presente no XX SulPET, através das bolsistas Bruna Bueno, Eliane Farias, Isabela Silva, Jéssica Corrêa, Mayara Goulart e da tutora Lilian Lorenzato. Durante o encontro anual da região sul dos grupos do Programa de Educação Tutorial – PET, o GAPE pela segunda vez consecutiva no evento tem um trabalho reconhecido como destaque.

O XX SulPET aconteceu de 20 a 23 de abril em Florianópolis, sendo sediado pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Para esta edição, o Gape inscreveu dois trabalhos, sendo o projeto “Educação Popular: um desafio à escola pública” apresentado pela estudante de Pedagogia, Eliane Leal Farias. Contemplando as atividades do Gape com as escolas parceiras, desde o primeiro contato até a participação em eventos escolares, elaboração de trabalhos em conjunto, pesquisa educacional e do entorno.

O projeto inscrito pela estudante de Cinema de Animação Isabela Maria Santos Silva, intitulado “Sinalário dos personagens essenciais do folclore: Da ilustração ao batismo dos sinais em libras” é o premiado. A apresentação foi elogiada por conter a tríade de ensino, pesquisa e extensão no seu conteúdo, o que mostra a integração do projeto com os princípios do PET e da universidade brasileira. Logo foi reconhecida durante a chamada dos destaques do evento.

O trabalho relata como foi o processo da estudante Isabela Maria, juntamente ao grupo, para a elaboração das ilustrações dos personagens essenciais do folclore. Além da extensão do projeto para o batismo dos sinais em libras, que gerou uma produção audiovisual disponível no YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=zqQBIrA86J0), produzida pela estudante de Cinema e Audiovisual e também bolsista do Gape Graziele Mônica Cardozo.

Os personagens do folclore que foram ilustrados pela estudante Isabela Maria também foram reconhecidos durante sua participação na II Semana Integrada de Ensino Pesquisa e Extensão – SIEPE da UFPel, sendo destaque no III Congresso de Extensão e Cultura.

O reconhecimento recebido pelo XX SulPET é de imenso apoio ao Grupo de Ação e Pesquisa em Educação Popular, que busca sempre contemplar o ensino, a pesquisa e a extensão, sendo inspirado pelos princípios da educação popular e somando seus projetos a parcerias, que tornam mais enriquecedoras as experiências e resultados.

Publicado em 03/05/2017, na categoria Notícias.