Frei David profere aula inaugural a estudantes quilombolas e indígenas

O início do ano letivo da UFPel teve um momento especialmente voltado para os estudantes negros, quilombolas e indígenas, especialmente aqueles que entraram na Universidade por meio do sistema de cotas. Ocorreu na última quarta-feira (26) aula inaugural proferida pelo frei David Santos, religioso franciscano conhecido nacionalmente pela sua luta pela equidade racial no acesso às universidades e concursos públicos.

A atividade foi iniciada com uma intervenção cultural realizada pela tribo caingangue residente em Pelotas, liderada por seu cacique, Alci Salvador. Após um número de dança típica, o líder dialogou com os presentes, buscando sensibilizá-los para a causa indígena. “Queremos resgatar nossa cultura”, disse, ao contar que sua tribo busca formar novamente uma aldeia.

Por uma formação ética

A fala do frei foi guiada pelo tema “Ações afirmativas: uma nova maneira de ajudar na formação de universitários éticos”. De acordo com o ativista, o Brasil vive um momento especial e rico, na busca pela sua identidade, especialmente dos grupos segregados, como os negros e índios.

“As cotas têm suor e sangue por trás de sua criação”, resumiu o religioso, ao citar o processo de luta pela existência do sistema de reserva de vagas. “Mas é preciso entender que a luta só está começando”.

Entrando mais a fundo em seu tema, Frei David chamou as constantes fraudes no sistema de cotas de drama nacional. Entre os casos citados pelo ministrante, está o de um concurso público no qual 45% dos cotistas aprovados praticaram algum tipo de irregularidade em sua autodeclaração. “Os fraudadores das cotas estão no mesmo erro dos corruptos, o de aproveitar-se de um investimento público para benefício pessoal”, comparou.

O palestrante aproveitou para elogiar a iniciativa da Universidade Federal de Pelotas em combater esse tipo de fraude. Na sua opinião, é irreconciliável que a instituição mantenha a crença em formar futuros cidadãos ao mesmo tempo em que permite que tais atitudes sejam tomadas por aqueles que se candidatam a fazer parte dela.

Finalizando sua fala, Frei David questionou os presentes sobre como estaria sua ética pessoal e comunitária. “Quero conclamar vocês à solidariedade e à luta pela ética”, disse.

Publicado em 03/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.