Calourada começa com a inauguração de dois Espaços Expositivos

A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) ganhou dois novos lugares para a divulgação da produção extensionista de sua comunidade acadêmica em arte, ensino e pesquisa. Os Espaços Expositivos Universitários foram apresentados nesta terça-feira (2), durante a Calourada 2017. Trata-se da Galeria Anglo – instalada no andar térreo do prédio, com entrada pelo Centro de Letras e Comunicação -, e a Galeria Brahma, localizada no prédio da antiga Cervejaria Brahma, na rua Benjamin Constant.

De acordo com o coordenador de Arte e Cultura de Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREC), Fernando Igansi, os Espaços Expositivos Universitários têm a proposta de dar visibilidade e acesso à produção artística e científica. “São locais onde se pode extroverter a produção do conhecimento à toda Universidade”, pontuou.

Em breve, editais deverão ser lançados para selecionar interessados em expor nesses locais. A ideia é que a Galeria Anglo receba produções variadas, e que a Galeria Brahma seja mais focada em exposições culturais – poéticas visuais.

A diretora do Centro de Artes, professora Úrsula Rosa da Silva, saudou a iniciativa, que segundo ela representa um ganho para o município e para os artistas em formação. “Quanto mais incentivo, mais qualificação”, observou.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Francisca Michelon, destacou que os espaços pertencem a toda comunidade e conclamou os estudantes a inscreverem-se nos editais para exposição. O aproveitamento de espaços como o prédio da antiga Brahma – cheio de histórias e lembranças – que devem ser cada vez mais utilizados, também foi mencionado pela pró-reitora. “Que a gente possa usar com energia e vontade tudo de bom que essa Universidade tem”, desejou.

O reitor Pedro Curi Hallal destacou a importância da iniciativa para a Instituição e também salientou a apropriação dos espaços pela comunidade acadêmica e dirigiu-se especialmente aos alunos. “São espaços de estímulo, para que os universitários possam apresentar e conhecer a produção de artistas em formação. Saibam que terão oportunidades e vai ser um prazer ter a exposição do trabalho de vocês”, disse.

A estudante Isadora Lima, 21, ingressante do curso de Artes Visuais – Bacharelado trouxe três amigos do Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), onde fez o curso de Comunicação Visual, para conferir as atrações do primeiro dia de Calourada. Já conhecia o espaço da Livraria – que também fica na Brahma – e estava curiosa para conhecer a Galeria. “Viemos prestigiar. Acho importante para receber os alunos, em especial o pessoal que vem de fora”, disse. Segundo ela, participar das atividades que ocorrem na cidade como um todo também são uma forma de integrar as instituições. “É uma troca de experiências”, conta.

A Galeria Anglo funcionará no horário em que o prédio está aberto. A Galeria Brahma receberá visitantes das 13h às 17h. Outros detalhes podem ser conhecidos na página dos Espaços Expositivos Universitários.

Na Galeria Anglo
Você conhece um remédio que “prehenche todas as necessidades de uma pessoa”? Ou sabia que Pelotas tinha, na década de 1920, uma “Empreza de Propaganda Commercial” – quando isso estava apenas começando no país? Pois essas são algumas das peças apresentadas na primeira exposição do Espaço Expositivo Universitário Galeria Anglo.

A exposição é fruto das dissertações de mestrado em Memória Social e Patrimônio Cultural de Nádia Leschko e Paula Garcia Lima. A primeira apresenta elementos da riqueza gráfica, das possibilidades técnicas e de projeto das gráficas de Pelotas na década de 1920. O material compilado por Paula traz o material de divulgação do laboratório farmacêutico Souza Soares, no final do século 19. “O resultado da pesquisa foi surpreendente. Pelotas não devia nada às grandes gráficas do país”, relata Nádia.

Após a inauguração, o Núcleo de Teatro da UFPel apresentou a intervenção “As Loucas”, com textos do autor romeno Matéi Visniec. Quem perdeu a interpretação de “A Louca Tranquila”, “A Louca Febril” e “A Louca Lúcida” ainda tem mais uma oportunidade de assistir. O Núcleo apresenta novamente na programação da Calourada nesta quinta-feira (4), à tarde, no Campus Capão do Leão.

Na Galeria Brahma
O Espaço Expositivo Universitário – Galeria Brahma é um local onde prioritariamente estudantes podem expor. Segundo o coordenador da Galeria Brahma, Daniel Berbare, os alunos têm vasta produção própria, mas nem sempre isso consegue chegar ao público: faltam locais que recebam trabalhos de artistas em formação – muitos existentes abrem espaços apenas para aqueles já consolidados. De acordo com ele, trata-se de um retorno social do que é produzido na Universidade, para permitir uma fruição estética da comunidade em geral. A Galeria Brahma foi idealizada pelo estudante Rafael Sosa, conjuntamente com Berbare.
A primeira exposição do local é “Todos Singulares, Todos Plurais” – um diálogo entre o universal e o particular. Com uma diversidade de linguagens visuais, a mostra apresenta trabalhos dos artistas Caroline Albrecht (pintura), Bruna Silva (instalação/objeto), Felipe Pilotto (escultura), Patrícia Khalil (instalação), Pedro Parente (pintura) e Pedro Paiva (gravura/objeto), acadêmicos do Centro de Artes.

A inauguração da Galeria Brahma teve, ainda, a participação do projeto Chefs na Rua, do curso de Gastronomia, e a apresentação musical de Julie Schiavon.

Publicado em 03/05/2017, nas categorias Destaque, Notícias.