UFPel convoca estudantes para vagas de cotas raciais do curso de Medicina

A Universidade Federal de Pelotas vem trabalhando para preencher as vagas do curso de Medicina provenientes do cancelamento das matrículas dos estudantes que haviam ingressado em vagas correspondentes a cotas raciais às quais não tinham direito.

Por justiça com os candidatos que foram prejudicados à época, as vagas serão preenchidas por aqueles que ficaram como suplentes em cada um dos processos seletivos cujos ingressantes tiveram a matrícula cancelada, observada a ordem de classificação em cada categoria de cotas.

Alguns desses convocados já iniciarão seus estudos neste primeiro semestre letivo de 2017, para o qual foram priorizados os editais de convocação mais antigos, dos anos de 2014 e 2015. Já os demais serão chamados a ingressar no segundo semestre. A convocação para matrícula foi feita diretamente pelo reitor Pedro Curi Hallal, por meio de correio eletrônico e ligações telefônicas.

A matrícula dos novos alunos estará condicionada à verificação de suas autodeclarações pela Comissão de Controle na Identificação do Componente Étnico-Racial (CCICE).

Liminares

Todos os estudantes cujas matrículas foram canceladas pela UFPel ingressaram em juízo, com o objetivo de restabelecer o vínculo com a instituição. Onze deles obtiveram tutela provisória que determinou que a Universidade os mantenha matriculados durante a tramitação dos processos. A defesa em juízo da UFPel está a cargo da Advocacia-Geral da União (AGU).

Publicado em 02/05/2017, na categoria Notícias.