Seminário aborda política de internacionalização e linguística

Com o intuito de formular e consolidar as políticas de internacionalização da UFPEL, a CRInter promoverá ao longo do ano de 2017 seminários acerca dessa temática. O primeiro evento ocorreu na tarde desta quinta-feira (6) com a palestra da coordenadora Nacional do Programa Idiomas sem Fronteiras, Denise de Abreu e Lima com o tema “A Política Linguística como estrutura para internacionalização do Ensino Superior”.

O seminário, realizado pela Coordenação de Relações Internacionais (CRInter) e pelo Idiomas sem Fronteiras (ISF), iniciou com a fala do reitor da UFPel, Pedro Curi Hallal, que anunciou uma série de ações para consolidar as políticas de internacionalização e linguística, além de atividades de ensino de línguas que envolverão discentes e docentes.

A palestra abordou a criação e expansão do Programa e a sua importância para a internacionalização das universidades. Denise deu início à apresentação falando sobre a importância do controle dos estrangeiros que estudam nas universidades brasileiras. “Não podemos pensar que a burocratização dificulta a internacionalização. Desburacratizar é desassistir”, disse, lembrando a importância do acolhimento e acompanhamento dos estrangeiros para a consolidação da internacionalização na Universidade.

No decorrer da palestra, Denise apresentou as ações que já estão sendo realizadas pelas instituições com o objetivo de promover a internacionalização, como o auxílio nas documentações necessárias para viagem, orientações em diferentes línguas e inserção de estudantes estrangeiros e professores como alunos especiais da instituição com o objetivo de proporcionar acesso aos serviços e atividades da universidade.

Denise também apresentou as ações que deveram ser desenvolvidas após o recadastramento da UFPel no Programa. Uma das exigências será a Política Linguística a ser desenvolvida pela instituição. Entre as ações, a validação dos testes do programa como comprovantes de proficiência e atividades curriculares complementares e discussões sobre os idiomas que poderão ser utilizados para trabalhos científicos.

Publicado em 06/04/2017, na categoria Notícias.