Começa uma nova gestão de processos

Uma nova forma de gestão de processos, para deixá-los mais enxutos, mais transparentes e com menos burocracia, está em fase de implantação na UFPel. A Universidade está disseminando entre seus servidores, através de curso de capacitação, o uso de ferramentas e métodos desenvolvidos na UFRGS, em busca de melhor qualidade em todos os serviços prestados à sociedade.

O treinamento, que foi oferecido a 42 servidores da UFPel, de 20 a 24 de março, é apenas um dos passos em direção à aplicação dos novos métodos. Faz parte também do processo, e principalmente, a criação, a partir da aprovação no Consun (Conselho Universitário) da nova estrutura da Universidade, do Escritório de Processos, vinculado à futura Pró-Reitoria de Gestão da Informação e Comunicação (Progic).

Para o futuro chefe do Escritório, Milton Bresque, a gestão por processos de negócio traz uma nova filosofia para a Universidade. “Estamos nos preocupando principalmente com a qualidade dos produtos e serviços (conhecimentos) que entregamos para nosso principal cliente, a sociedade, trazendo uma cultura que prioriza a apropriação do capital intelectual institucional, tirando o conhecimento da cabeça das pessoas e os tornando parte da Instituição”, registra.

Bresque diz ainda que processos melhorados e com visão de negócio serão uma constante no trabalho do Escritório, que normatizará ferramentas e metodologias para a Universidade como um todo. “Pelo Escritório se dará a validação dos novos modelos de processos”, sublinha.

Já o coordenador de Processos e Informações Institucionais, Paulo de Almeida Afonso, ressalta que conhecer os processos da Instituição e seu funcionamento é uma tarefa de extrema importância. “O mapeamento de processos pode contribuir para a eliminação do retrabalho e, consequentemente, reduzir o tempo e o esforço empregado nas atividades desempenhadas pelos servidores, possibilitando, dessa forma, oferecer serviços de qualidade à sociedade, com dinamismo e criatividade”, observa.

Parceria

Na UFRGS, o Escritório de Processos existe desde 2012. Desde então, a Universidade vem criando, e colocando em prática, novas ferramentas e metodologias para a Gestão dos Processos na Instituição. “Nós sentíamos a falta de um parceiro para trocar experiências, conhecimentos. A UFPel se apresenta como um parceiro ideal, já que partilhamos dos mesmos problemas e executamos processos semelhantes”, considerou o ministrante do curso na Universidade, servidor da UFRGS Isaac Torres.

Ele diz que, com o trabalho feito na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, têm-se conseguido processos mais enxutos, menos burocráticos e mais transparentes. Antes do curso, o servidor da UFRGS proferiu palestra de sensibilização, no dia 6 de março, para a Administração Superior, coordenadores de unidades administrativas, diretores de unidades acadêmicas e servidores da UFPel.

Publicado em 23/03/2017, na categoria Manchete.