Licenciaturas retomam discussão sobre mudanças curriculares

Representantes dos cursos de licenciatura da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estiveram reunidos na manhã desta segunda-feira (6) para retomar os debates acerca das mudanças curriculares previstas para essas graduações. O encontro, promovido pelo Núcleo de Licenciaturas e Estágios da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), buscou dar continuidade às discussões iniciadas no ano passado.

A intenção é constituir uma comissão que reflita sobre as mudanças instituídas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores, de julho de 2015, e, a partir daí, pense um Projeto Institucional para a Formação de Professores na UFPel. Nesse primeiro momento, a Comissão deverá atuar com foco nos cursos de licenciatura.

Conforme a pró-reitora de Graduação, professora Maria de Fátima Cóssio, é necessário reconfigurar as licenciaturas para que possam se aproximar mais da educação básica e proporcionar uma densidade maior para além da formação específica de conhecimentos. “Trata-se, sobretudo, de qualificar a formação”, pontuou.

De acordo com a chefe do Núcleo de Licenciaturas e Estágios, a professora do Centro de Ciências Químicas, Farmacêuticas e de Alimentos (CCQFA) Maira Ferreira, as Diretrizes propõem mudanças que vão além da carga horária. A maior transformação diz respeito à concepção da formação. Incluem-se aí, por exemplo, conceitos como direitos humanos, diversidade étnico-racial, de gênero, sexual e religiosa, inclusão e educação ambiental.

Além de discutir o contexto das Diretrizes Curriculares Nacionais para Formação de Professores, a reunião debateu os princípios e os principais pontos que devem ser contemplados nos Projetos Político-Pedagógicos dos 25 cursos de licenciatura da UFPel.

Comissão
A proposta é que a Comissão seja composta por um representante de cada curso e seu suplente, com a colaboração da Coordenação de Ensino e Currículo da PRG. A previsão é de que a primeira reunião seja realizada na próxima quarta-feira (15), às 9h, no Auditório Acadêmico do Campus Anglo.

O grupo ficará encarregado, nesse primeiro momento, de cooperar com os Colegiados na formulação, reformulação ou atualização dos Projetos Político-Pedagógicos, com trabalho mais intensivo no primeiro semestre deste ano, com vistas à implantação em 2018. “A ideia é termos uma Comissão atuante, que tome decisões para que os cursos considerem a legislação e tenham as nossas características enquanto UFPel e região”, observou Maira, que desenvolve o trabalho junto à servidora Maria Luiza Menna de Oliveira.

Educação
Presente na abertura da reunião, o reitor Pedro Curi Hallal destacou a intenção de estabelecer um contato forte e direto com as coordenações de cursos. O dirigente trouxe aos presentes informações relativas às licenciaturas expressas pelo Ministério da Educação, como o aceno positivo a respeito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) e orientações acerca do Programa de Educação Tutorial (PET). O reitor falou, ainda, sobre o trabalho relacionado à Pedagogia Universitária, que deverá valorizar a pauta do ensino, à Escola de Aplicação, cujo plano é oferecer aulas a partir de 2019, e à Coordenação de Ensino e Currículo. “Várias das ações que vão ser implementadas precisam de Projetos Pedagógicos adequados e atualizados. É importante despendermos energia nisso”, destacou.

Publicado em 07/03/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.