Novos residentes são recepcionados no Hospital Escola

Foi na tarde desta quarta-feira (1) que os novos residentes do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE) foram recepcionados. Os novos alunos dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e em Área Profissional participaram de programação de apresentações no auditório do hospital.

A superintendente do HE, Vera Maria da Silveira, destacou a certeza de que o hospital irá contribuir muito na formação de todos. “Precisamos lembrar sempre que este é um hospital universitário e vocês irão atender sob supervisão, para que aprendam sobre a especialidade que escolheram”, disse. Vera também ressaltou que o HE é o único hospital 100% SUS da região.

O Gerente de Atenção à Saúde, Eduardo Machado, enfatizou a importância desta acolhida para o início do trabalho dos profissionais no hospital. “Quando falamos em hospital universitário precisamos entender diversas questões e fatores que permeiam a atuação dos profissionais junto aos pacientes e todo o sistema de saúde em que estamos inseridos. Hoje vocês verão apresentações que irão mostrar a dimensão dos serviços ofertados pelo HE. Serão informações importantes para o trabalho de vocês aqui e para o resto de suas vidas profissionais”, falou.

Para o coordenador da Comissão de Residência Médica Multiprofissional (Coremu), Otacílio Chagas Júnior, esta é uma oportunidade ímpar de convívio entre as áreas médicas e multiprofissionais. “É muito proveitoso tanto para os pacientes, quanto para os alunos”, destacou. Já para a coordenadora da Comissão de Residência Médica (Coreme), Celene Longo da Silva, o HE é uma excelente escolha, bem como a cidade de Pelotas. “Vocês terão muitas oportunidades de aprendizado e troca aqui”, garantiu.

De acordo com a chefe do setor de gestão da pesquisa e inovação tecnológica, Samanta Madruga, que coordenou o evento de acolhida aos residentes, o desafio da atual gestão é aproximar o hospital da universidade. “Os residentes também têm essa responsabilidade, afinal estão na ponta desses dois elos que precisam ser aproximados. Precisamos fortalecer e fomentar a pesquisa, o ensino e a extensão”, disse ela.

Programação:

Horário Atividade      Responsável
13h30min Acolhimento GEP/COREME/COREMU
14h Boas vindas e apresentação institucional

Sup. Vera Silveira

Eduardo Machado

14h15min Apresentação COREMU e COREME

Celene Longo

Otacílio Chagas Jr

14h35min Apresentação Gerência de Ensino e Pesquisa Samanta Madruga
14h50min Setor de Gestão de Processos e Tecnologia da Informação Nathalie Aquino

Comissão de revisão de prontuários

Comissão de documentação médica e estatística

Comissão óbitos adultos e infantis

Wagner Kopereck

Maria Augusta Lang

Mateus Neumann

15h40min Intervalo- Integração
16h Segurança do Trabalhador Marcos Soares
16h20min Segurança do Paciente Francisco Ferrari
16h40min Farmácia Katia Bacelo
17h Laboratório de Análises Clínicas Simone Homsy
17h20min Apoio Diagnóstico e Terapêutico Marina Bainy
17h40min Comissão de Controle de Infecção Hospitalar

Daniela Schaun

Dione Braz

18h Dinâmica de Integração e Trabalho Interdisciplinar Isabel Arrieira
18h30min Reunião Supervisores dos Programas de Residência Médica, Multiprofissional e em Área Profissional Supervisores Programas de Residência

Publicado em 02/03/2017, na categoria Notícias.