Anglo, 40 graus

Quinta-feira, 2 de março, pouco depois das 14h. Campus Anglo da UFPel. Quase 40 graus ao sol. Esta era certamente a sensação térmica para quem ingressava no prédio do campus pela entrada secundária que dá acesso ao Centro de Letras e Comunicação (CLC). Naquele local, uma equipe do Laboratório de Conforto e Eficiência Energética (Labcee) da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo instalou equipamentos que registravam a temperatura do ambiente para quem entrava no Anglo.

No começo da tarde, os equipamentos marcavam, em seu “Confortímetro” (foto), mais de 36 graus de temperatura do ar e quase 50 graus dentro do globo preto, dado usado nos estudos.

A investigação faz parte de uma pesquisa desenvolvida dentro do Programa de Pós-Graduação, Mestrado, em Arquitetura, que avalia o conforto térmico em ambientes externos, mais especificamente que registra medidas térmicas em pátios escolares. O trabalho é feito em parceria com a Universidade de Lund, Suécia.

Além das medidas térmicas feitas pelos instrumentos, que têm a aparência de uma estação meteorológica e que ficam ligados a um computador que registra os dados, os pesquisadores fazem entrevistas com quem cruza os locais. E foi assim durante toda a tarde da quinta-feira, quando foram ouvidos, no sol mesmo, para recolher as impressões de como é estar naquele ambiente, estudantes, servidores e pessoas da comunidade.

O trabalho se desenha a longo prazo, pois é uma dissertação de mestrado, e será desenvolvido também na rede escolar do município de Pelotas.

Publicado em 02/03/2017, nas categorias Destaque, Notícias.