Pacientes da Pediatria do HE ganham Certificado de Coragem ao “enfrentar” agulhas

Inspirada em ações semelhantes desenvolvidas em outras instituições, a técnica de enfermagem do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel/Ebserh), Aline Clasen, pensou em como tranquilizar sua própria filha, de sete anos, que estava muito ansiosa e com medo quando necessitou ser puncionada. Foi a partir desse episódio pessoal, e por enfrentar a mesma situação diariamente no Hospital com os pequenos pacientes, que junto à equipe de Enfermagem resolveu criar os Certificados de Coragem.

Com imagens e textos que remetem a bravos cavaleiros e belas princesas que enfrentam as temidas agulhas e vencem batalhas sem derramar lágrimas, as crianças internadas na Pediatria que precisam passar por punções, coletas de sangue ou outros procedimentos com agulhas, recebem os certificados.

“Pretendemos incentivar os pacientes e familiares e, dessa forma, encorajá-los a enfrentar situações de conflito minimizando os efeitos e traumas da hospitalização”, comentou ela.

A pequena Kemily Pinto, de quatro anos, foi uma das pacientes que já recebeu o certificado. Internada na Pediatria do HE, ela coletou sangue na manhã de segunda-feira (30) e não chorou.

Publicado em 31/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.