Início do conteúdo

FAUrb organiza primeira edição da Revista Pixo

Com a proposta de uma abordagem multidisciplinar de questões relacionadas à sociedade contemporânea, em especial na relação entre a arquitetura e cidade, a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pelotas (FAUrb/UFPel) lança a Revista Pixo – Arquitetura, Cidade e Contemporaneidade. A publicação aceita trabalhos para sua primeira edição.

Habitando as fronteiras da filosofia da desconstrução, das artes e da educação, a fim de criar ações para uma ética e estética urbana atual, a Revista Pixo abrange as seguintes áreas do conhecimento: Arquitetura e Urbanismo, Artes, Filosofia, Educação, Geografia e Psicologia.

A Revista digital trimestral (primavera, verão, outono e inverno – ágil e contínua) reúne artigos, ensaios, entrevistas e resenhas (redigidos em português, inglês ou espanhol) em números temáticos.

A proposta da primeira edição é reunir trabalhos que tratem do tema das Escritas Urbanas na cidade contemporânea. As escritas urbanas (graffiti, stencil, lambe, pichação, etc.) são expressões gráficas manifestas no espaço urbano, que se utilizam da cidade e da arquitetura como suportes e instrumentos de ação, comunicação e protesto. Assim, funcionam como elementos visuais inscritos pelos planos que compõem o cenário das cidades e interferem no cotidiano da experiência urbana, na construção e leitura da cidade e na constituição de sujeitos no contexto da contemporaneidade.

Como intervenções, relacionam escrita, arte, território, urbanismo, práticas sociais, desejos e criação de espaços relacionais. Conforme a organização da Revista, são manifestações da vida pública e da realidade contemporânea, por uma necessidade de expressão e transgressão. Como discursos visuais na e da cidade – aplicadas sobre muros, fachadas e monumentos – subvertem a arquitetura das cidades e profanam o ambiente urbano ao mesmo passo em que o compõem.

Para participar da Pixo
A submissão de trabalhos, necessariamente inéditos, deverá ser feita pelo sistema (cadastro no Portal de Periódicos UFPel), entre os dias 1º de fevereiro e 6 de março. Todas as informações estão neste link. A fanpage da Revista no Facebook pode ser acessada aqui.

A edição temática “Escritas Urbanas na Cidade Contemporânea” é dirigida pela doutoranda Bárbara Hypólito.

A Revista Pixo é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa CNPQ Cidade+Contemporaneidade, do Laboratório de Urbanismo (LabUrb) e do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PROGRAU).

Publicado em 27/01/2017, nas categorias Destaque, Informes Acadêmicos, Notícias.