Lideranças de Capão do Leão visitam reitoria

A Universidade Federal de Pelotas prossegue em sua aproximação com as lideranças dos municípios que abrigam os câmpus da instituição, de forma a consolidar as relações institucionais com todos eles. Na manhã desta quarta-feira (25), visitaram o reitor Pedro Curi Hallal o prefeito de Capão do Leão, Mauro Nolasco, sua vice, Gilciane Baldassari, o líder do Governo na Câmara de Vereadores do município, Marco Aurélio Gomes, a secretária de Educação, Mara Eliane Lautenschlager, e o procurador-geral, Habner Nornberg.

Diversos pontos compuseram a pauta, que buscava integrar ainda mais as ações entre a UFPel e o município que abriga alguma das maiores áreas da Universidade, como o Campus Capão do Leão, a Centro Agropecuário da Palma e a Barragem-Eclusa do Canal São Gonçalo.

O grupo discutiu a questão do acesso à UFPel e à Embrapa Clima Temperado, recentemente federalizado. Será formalizado ofício do grupo pedindo que sejam atendidas definições do projeto original, no qual constavam ciclofaixa e iluminação, além do asfaltamento e posterior sinalização.

Também foi apresentada uma minuta de Termo de Colaboração, entre a Prefeitura e a UFPel, por meio de seu Hospital Veterinário, voltado ao recolhimento de animais de grande porte, em especial, cavalos, das vias públicas do município.

As parcerias nas áreas da Educação e da Saúde também foram discutidas. Foi sondada a possibilidade de que a Universidade exerça uma função de colaboradora pedagógica na rede municipal de Educação, com vistas à instalação da Escola de Aplicação da UFPel. Outro ponto foi a unidade básica de saúde existente dentro do Campus, que terá seus termos de contrato revistos para uma ampliação na parceria.

Publicado em 25/01/2017, na categoria Notícias.