Reitor visita presidência da Câmara de Vereadores e dá entrevista à TV

Na última sexta-feira (20), o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Curi Hallal, realizou visita à presidência da Câmara Municipal de Pelotas, quando pode encontrar-se com o vereador que atualmente ocupa a liderança da casa, Luiz Henrique Viana. Na mesma oportunidade, Hallal concedeu entrevista ao jornal Câmara Notícia, veiculado pela TV Câmara Pelotas, expondo algumas das linhas que determinarão os próximos anos da UFPel.

A conversa entre Hallal, acompanhado pelo assessor Gilberto Collares, e Viana foi marcada pela descontração. Um dos principais temas tratados foi a possível mudança da Câmara para um prédio próprio, construído especialmente para esse fim. O reitor comentou um movimento interno da Universidade, que pede que o legislativo pelotense não utilize espaços verdes consolidados para a nova sede. Tanto Viana quanto Hallal mostraram-se abertos reciprocamente para as pautas das instituições.

Logo em seguida, o reitor seguiu ao plenário Bernardo Olavo Gomes de Souza, de onde é apresentado o noticiário da emissora da Câmara. No bloco, que durou pouco mais de dez minutos, Pedro Curi Hallal destacou algumas ações que já estão sendo realizadas para a qualificação das salas de aula da UFPel.

Ele também já adiantou alguns dos usos do prédio que abrigava o Campus 2 da Universidade Católica de Pelotas, onde serão sediados os cursos de Museologia, Conservação e Restauração, Geografia e alguns dos programas de pós-graduação do Instituto de Ciências Humanas que ocupavam prédios alugados. Ali também serão concentrados os serviços da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE). Segundo Hallal, os benefícios do aluguel do local ultrapassam a simples economia de recursos, mas traz para a região do Porto, tradicionalmente ocupada pelas atividades da Universidade, os estudantes que estavam dispersos em outros locais da cidade.

Três pautas relacionadas à assistência estudantil dominaram os minutos finais da entrevista. Hallal disse ter pressa em resolver dois dos problemas principais na área: a moradia estudantil, cuja situação definiu como caótica, e o transporte coletivo até o Câmpus Capão do Leão, especialmente. Ele também destacou que a Universidade reforçará a seleção por meio das cotas, visto que elas devem ser ocupadas, de acordo com o reitor, por aqueles que sofrem com a discriminação racial: “A UFPel fará o possível para que as cotas sejam utilizadas por aqueles que precisam delas”.

A íntegra da entrevista pode ser vista a seguir, a partir dos 12 minutos e 20 segundos do vídeo:

Publicado em 24/01/2017, na categoria Notícias.