Comissão irá avaliar candidatos às cotas raciais

Para garantir a transparência e a integridade na ocupação de suas vagas para cotas raciais, a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) instituiu a Comissão de Controle de Identificação do Componente Etnorracial (CCICE). O grupo, composto por técnicos, docentes e estudantes da UFPel, além de representantes da sociedade civil, terá a missão de verificar a autodeclaração dos candidatos e averiguar se preenchem as condições previstas para as cotas raciais.

A UFPel terá 1.568 vagas pela Lei de Cotas, sendo 817 delas raciais (categorias L2 e L4). Os interessados que preencham os requisitos podem escolher essas opções diretamente quando fizerem a inscrição no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) pelo site sisu.mec.gov.br. O prazo vai de 24 a 27 de janeiro.

Durante o período de entrega de documentos para a matrícula – que vai de 3 a 7 de fevereiro – , uma das etapas será a entrevista com a Comissão de Controle de Identificação do Componente Etnorracial.

Em relação a pessoas negras (pretas ou pardas) a avaliação considera o fenótipo – considerando as características físicas da cor da pele e dos aspectos predominantes marcados pelos traços negróides.

Em relação aos indígenas, a avaliação da Comissão considera aspectos fenotípicos indígenas, que se autodeclara indígena ou índio, que se apresenta enquanto tal, que é membro ou oriundo de comunidades indígenas e/ou que descende de povo indígena por relações de parentesco.

Outras informações e detalhes estão disponíveis na fanpage do Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NUAAD) da UFPel. Dúvidas sobre as cotas raciais podem ser enviadas diretamente para essa página.

Veja um vídeo informativo aqui.

Sisu
As inscrições para o Sisu serão realizadas de 24 a 27 de janeiro. A UFPel está oferecendo, no total, 3.106 vagas para o primeiro semestre de 2017, distribuídas em 81 cursos de graduação. As inscrições serão feitas exclusivamente pelo site do Sisu.

O resultado da chamada regular está marcado para o dia 30 de janeiro. A matrícula será realizada de 3 a 7 de fevereiro.

De 30 de janeiro a 10 de fevereiro será o prazo para participar da lista de espera. A partir de 16 de fevereiro, as instituições devem fazer a convocação dos candidatos em lista de espera.

Pode fazer a inscrição no Sisu o estudante que participou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2016 e obteve nota na redação que não seja zero.

Vídeo traz informações sobre as cotas raciais – veja aqui.

Publicado em 23/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.