Calouros comemoram a aprovação no PAVE

A vibração de Júlio César Alves, 21 anos, foi a primeira a encher o Salão dos Conselhos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), onde, na tarde desta segunda-feira (23), foi apresentada a lista dos aprovados no Programa de Avaliação da Vida Escolar (PAVE). Ouvir seu nome entre os novos alunos do curso de Direito foi o primeiro – e emocionante – passo da trajetória de um sonho.

Um apaixonado pelo Direito desde a infância, Alves estudou toda sua vida em escola pública. Chegou a titubear na hora de escolher o curso – receio por ser muito concorrido – mas o coração falou mais alto. “A sensação é indescritível. Queria muito, demais. O esforço valeu a pena”, conta o rapaz, que pensa em atuar na área de Direito Constitucional.

Seu futuro profissional, que começou na tarde desta segunda-feira, já começa a ser traçado. “Agora é baixar a cabeça, estudar bastante, fazer valer a vaga e honrar essa Instituição”, resumiu.

Colegas por todo o Ensino Médio, Marina Kopereck, 17, e Elisa Rocha da Silva, 18, chegaram juntas, controlaram a ansiedade juntas e puderam comemorar juntas a conquista das vagas para Odontologia e Medicina Veterinária, respectivamente. Com o sorriso estampado no rosto, Marina ainda não acreditava quando ouviu seu nome entre os novos estudantes da UFPel. “Eu passei mesmo?”, perguntava à colega. E logo partiu para o aplicativo Whatsapp avisar a outros colegas da escola que também foram aprovados.

No total, foram selecionados 330 estudantes para 82 cursos de graduação da UFPel. Veja a lista completa aqui.

Publicado em 23/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.