Ações conjuntas são pauta de reunião entre reitor e prefeita de Pelotas

O Paço Municipal de Pelotas recebeu, na tarde da última quarta-feira (17), reunião entre o reitor da Universidade Federal de Pelotas, Pedro Curi Hallal, e a prefeita do município, Paula Mascarenhas, professora de carreira da UFPel. No período de uma hora de reunião, foram tratados temas dos mais diversos tipos, sobre atuais e possíveis novas parcerias entre as duas instituições.

O encontro foi considerado excelente, na opinião de Curi Hallal, que espera que as relações institucionais entre UFPel e Prefeitura se fortaleçam nos próximos anos. A ideia é que seja ampliada a participação integrada de ambas, visando o desenvolvimento regional.

A segurança pública, área que preocupa tanto a universidade quanto o município, foi um dos pontos discutidos. Em especial, tanto Paula quanto Hallal destacaram a problemática do entorno das unidades acadêmicas e o espaço de deslocamento entre elas, onde ocorre o maior número de ocorrências. Foi levantada a possibilidade de se criar um chamado “caminho verde” na área do Campus Porto, onde ocorresse ronda tática, monitoramento eletrônico compartilhado, patrulha policial e apoio da vigilância universitária e da Guarda Municipal.

Já a saúde, área de antiga integração entre as organizações, poderá ter mais uma frente de trabalho conjunto com a participação da UFPel, além das Unidades Básicas, também nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), uma ação necessária na opinião do gestor da Universidade. Atuação semelhante poderá ser realizada nas Casas Lares. Novas reuniões ampliarão a discussão, mas dessa vez diretamente com a Secretaria de Saúde.

Ainda na saúde pública, o cuidado dos animais, que interfere diretamente no assunto, foi lançado o tópico de que seja formalizado um convênio visando a instituição de uma hospedaria de grandes animais com suporte do Hospital de Clínicas Veterinárias da UFPel, em ação que poderia ser ampliada para bichos de pequeno porte.

Na educação, o sonho da criação da Escola de Aplicação da UFPel, onde poderiam ser aplicados de forma mais intensa os aprendizados e conhecimentos dos cursos de licenciatura da Universidade, também foi pauta. A ideia seria iniciar um projeto-piloto em algumas escolas da rede municipal.

Patrimônio Cultural

O prédio do quase centenário Conservatório de Música de Pelotas, pertencente à UFPel, voltou a ser tema de conversas entre os gestores, visto que essa pauta já era tratada anteriormente. Prossegue a busca de uma edificação pertencente à Universidade que possa abrigar as estruturas administrativas do Serviço Autônomo de Abastecimento de Água de Pelotas (Sanep) para que seja permutado pelo prédio atual, no qual o Conservatório ocupa o segundo piso. Sobre o mesmo organismo, já começaram a ser pensadas possibilidades para as comemorações dos seus 100 anos, que ocorrem em 2018.

Além disso, a reforma final do Grande Hotel e sua ocupação permanente foram colocadas como ânsias de ambas as administrações. Para o local, o planejamento da UFPel é que ali seja instalado o Hotel Escola. No entanto, ainda são esperados os recursos do Governo Federal para que a restauração seja realizada.

Foto: Gustavo Vara/Secom

Salvar

Publicado em 20/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.