Reitor Pedro Hallal toma posse em Brasília

whatsapp-image-2017-01-11-at-17-52-56Na tarde desta quarta-feira (11), o professor Pedro Rodrigues Curi Hallal tomou posse como reitor da Universidade Federal de Pelotas (UFPel). A cerimônia ocorreu no Salão de Atos do nono andar do Ministério da Educação, em Brasília, quando o ministro José Mendonça Bezerra Filho investiu o novo gestor no cargo.

Na ocasião, também foram empossadas as reitoras da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), Cleuza Maria Sobral Dias, e do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim.

Foi justamente sobre o simbolismo regional da posse conjunta que o novo reitor iniciou seu discurso, salientando a importância das instituições de ensino superior para o interior do Rio Grande do Sul. Na sequência, Hallal fez um apelo voltado à necessidade de investimentos na educação superior pública brasileira. Segundo ele, apesar de o Ensino Fundamental beirar a universalidade, há um “funil” entre aqueles que finalizam o Ensino Fundamental e começam Ensino Médio e, além disso, outra baixa entre os que finalizam o Ensino Médio e conseguem ingressar no Ensino Superior. “Se o Brasil quer realmente ser considerado uma potência educacional, precisa diminuir o abismo entre os jovens que completam o Ensino Médio e os que vão para o Ensino Superior. E a melhor forma de fazer isso é investir constantemente na universidade pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada”, destacou.

Durante a solenidade, Hallal esteve acompanhado de seu vice-reitor, Luís Isaías Centeno do Amaral, e da esposa, também professora da UFPel, Andréa Dâmaso. O reitor que se despediu do cargo, Mauro Del Pino, participou da cerimônia junto ao diretor de gabinetes de sua reitoria, Paulo Koschier.

Cerimônia em Pelotas
A solenidade de transmissão de cargo em Pelotas será nesta quinta-feira (12), às 19h, no Auditório Wilson de Oliveira, na Faculdade de Agronomia Eliseu Maciel – Campus Capão do Leão. O reitor da Gestão 2013-2016, Mauro Del Pino, transmite o cargo máximo da UFPel a Hallal durante a reunião conjunta dos Conselhos Superiores – Conselho Universitário (Consun), Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão (Cocepe) e Conselho Diretor (Condir). Também serão investidos nos cargos o vice-reitor e os pró-reitores, Maria de Fátima Cóssio (Ensino), Francisca Ferreira Michelon (Extensão e Cultura), Flávio Fernando Demarco (Pesquisa e Pós-Graduação), Mario Renato de Azevedo Júnior (Assuntos Estudantis), Júlio Carlos Balzano de Mattos (Gestão da Informação), Ricardo Hartlebem Peter (Administrativo), Sérgio Batista Christino (Gestão de Pessoas), e Otávio Martins Peres (Planejamento e Desenvolvimento). Além deles, também receberão posse a chefe de gabinete, Aline Lamas, e os assessores Alexandre Fernandes Gastal, Gilberto Loguercio Collares, Lúcia Maria Vaz Peres e Paulo Roberto Ferreira Júnior.

Publicado em 11/01/2017, nas categorias Manchete, Notícias.