Bernardo Lessa Horta assume coordenação do PPG em Epidemiologia

bernardo-lessa-horta-foto-de-charles-guerraO docente do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas (PPGE/UFPel), Bernardo Lessa Horta, assume a função de coordenador do PPGE pelos próximos dois anos, a partir de portaria publicada no Diário Oficial da União de 22 de dezembro de 2016. A designação do cargo endossa decisão do colegiado do PPGE, que nomeou a também docente do Programa, Helen Gonçalves, para função de coordenadora adjunta.

O atual coordenador toma posse do cargo em substituição ao professor Pedro Curi Hallal, que se afastou da função e de suas atividades acadêmicas para assumir a gestão da reitoria da UFPel de 2017 a 2020.

Bernardo Lessa Horta tem 51 anos e é natural de Belo Horizonte, Minas Gerais. É graduado em Medicina pela UFPel, mesma instituição em que realizou o curso de mestrado na área de Saúde Materno-Infantil. Graduou-se doutor em Epidemiologia, em 2001, pela McGill University, no Canadá. Desde 2004, atua como professor do Departamento de Medicina Social e do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da UFPel. É coordenador da Comissão de Avaliação em Saúde Coletiva do CNPq e consultor da Organização Mundial de Saúde nas áreas de saúde materna, infantil e do adolescente. É pesquisador nas áreas de saúde materno-infantil e epidemiologia do ciclo vital, nas quais é reconhecido internacionalmente. Colabora com o desenvolvimento de projetos de pesquisa na Universidade, entre os quais a Coorte de Nascimentos de 1982 em Pelotas, que lhe rendeu a autoria do primeiro trabalho científico a apresentar à comunidade internacional evidências epidemiológicas dos benefícios do aleitamento materno na infância sobre o capital humano na vida adulta.

Publicado em 11/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.