Processo seletivo específico para surdos terá duas vagas para Administração

A demanda da comunidade surda da região, de que fosse realizado um processo seletivo específico para esse grupo de pessoas, está prestes a ser atendida pela Universidade Federal de Pelotas, como mais um passo nessa caminhada de inclusão. Será realizada a seleção, ainda para o primeiro semestre letivo de 2017, para duas vagas do curso de graduação em Administração, a partir de resolução aprovada pelo Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão da UFPel.

As novas vagas são fruto da reivindicação da comunidade surda da região de Pelotas e da deliberação de uma comissão específica, instituída pelo reitor Mauro Del Pino e composta por professores surdos da Universidade e outros membros da Administração Superior ligados à área da acessibilidade e inclusão. Entre os atos do grupo, esteve a elaboração de linhas a serem utilizadas no processo seletivo e oitivas com grupos de surdos a fim de reconhecer os possíveis cursos nos quais as vagas pudessem ser abertas.

Após meses de trabalho, a comissão decidiu pedir ao Cocepe e às unidades acadêmicas a abertura de vagas em cursos como Educação Física, Administração e Artes Visuais. No entanto, devido à oferta de novas turmas, essa primeira seleção terá duas vagas apenas no segundo.

De acordo com a chefe do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da UFPel, Miriam Böhrer, a metodologia de seleção está sendo pensada de acordo com a realidade de aprendizagem dos estudantes surdos. “O Enem é traduzido para Libras, mas a primeira língua da prova é português”, pontua ela, ao explicar que as estruturas da língua de sinais, tanto de conteúdo quanto de forma, são diferentes daquela encontrada na linguagem dos ouvintes. Por isso, a ideia é de que tudo seja feito em Libras.

O planejamento da seleção está sendo finalizado e deve ser divulgado nas próximas semanas, de forma que haja tempo hábil de realizar o início das aulas já no primeiro semestre letivo de 2017 – as atividades desse período começam no dia 24 de abril.

Responsabilidade na inclusão

O reitor Mauro Del Pino afirma ter uma imensa satisfação em culminar uma política de inclusão, que contemplou o ingresso de quilombolas e indígenas, com uma seleção específica para surdos. “Trouxemos para a UFPel a responsabilidade de incluir e respeitar as diferenças”, diz. Ele define a comunidade surda como uma grande parceira nessa conquista histórica.

Já a presidente do Cocepe e também vice-reitora, Denise Gigante, destaca que a forma específica que os surdos têm de ver o mundo e aprender será contemplada na metodologia de seleção, o que traria equidade ao processo.

Mais informações:

Comissão estuda seleção especial para surdos

Resolução 27/2016 do Conselho Coordenador do Ensino, da Pesquisa e da Extensão

Publicado em 10/01/2017, nas categorias Destaque, Notícias.