Nota de Pesar – Amauri Antunes Barcelos

É com grande pesar que a Universidade Federal de Pelotas (UFPel) comunica o falecimento de seu professor Amauri Antunes Barcelos, ocorrido nesta segunda-feira (9).

Barcelos era docente no Centro de Engenharias (CEng) e participou da atual Gestão da UFPel como coordenador da Coordenação de Gestão Ambiental da Universidade, de janeiro de 2013 a janeiro de 2014, e como diretor da Agência de Desenvolvimento da Lagoa Mirim (ALM), de dezembro de 2013 a agosto de 2014. O professor era esposo da pró-reitora de Extensão e Cultura, Denise Bussoletti.

Graduado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), possuía mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e doutorado em Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental pela UFRGS. Na UFPel, atuou junto aos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia Agrícola e Engenharia Geológica. Sua experiência profissional era na área de Ciência do Solo e Engenharia Sanitária, com ênfase em conservação de recursos naturais e saneamento ambiental, atuando, principalmente, com sistemas de manejo do solo e água, transporte sólido, processos erosivos, chuva simulada, sedimentos (hidrossedimentologia), correntes de densidade, saneamento e gestão ambiental.

O professor atuava na UFPel desde 2010, tendo passado, anteriormente, por diversas instituições de ensino e pesquisa, como Embrapa, UFRGS, UFSM e Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS).

O velório será realizado entre as 15h e as 20h, na Capela 1 do Memorial Angelus Pax, localizado na avenida Duque de Caxias, 406. Depois disso, o corpo será levado para cremação.

Publicado em 09/01/2017, na categoria Notícias.