Tiago Collares é novo diretor do Centro de Desenvolvimento Tecnológico

dsc_0293Tomaram posse, na tarde desta quinta-feira (22), os novos diretor e diretor adjunto do Centro de Desenvolvimento Tecnológico da UFPel, respectivamente, os professores Tiago Collares e Marilton de Aguiar. O ato presidido pelo reitor Mauro Del Pino ocorreu no Auditório da Reitoria e contou com a presença da comunidade acadêmica da unidade, além de outros diretores. Deixam os cargos os professores Odir Dellagostin, que assume a presidência da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), e Júlio Mattos.

dsc_0283Dellagostin ocupava o cargo de diretor desde a criação do Centro, em março de 2009. Ele destacou em sua fala a satisfação em ter criado uma unidade acadêmica do nada e dos desafios de sua estruturação, em uma modalidade diferente daquela mantida pela UFPel até então, de faculdades e institutos, para os centros. O antigo diretor afirmou que essa nova formulação permitiu um contato maior com os cursos de graduação e programas de pós-graduação e seus coordenadores.

Ele contabilizou o crescimento da unidade, em sua breve existência, que hoje conta com quatro PPGs e cinco graduações, que mantém atividades de ensino, pesquisa e extensão que vêm se destacando dentro da Universidade. “Olhando para trás, sinto muito orgulho daquilo que conseguimos trilhar”, disse.

O reitor destacou o trabalho da direção que deixa o posto, pontuando que Dellagostin torna-se um marco ao ser o primeiro presidente da Fundação vindo de uma universidade que não seja da capital do estado.

Integração e identidade

O novo diretor resgatou que pode participar da trajetória do CDTec desde o seu início. E que a partir de agora o trabalho será voltado para a busca de uma identidade para o Centro, por meio do compartilhamento de ideias e ações e pela aproximação entre os cursos e da unidade com o restante da sociedade. “Propomos uma maior interação entre as pessoas”, explicou ao dizer que a meta é que não haja mais ilhas dentro da unidade.

Para o novo diretor,  a UFPel pode oferecer à sociedade soluções inovadoras para diversos pontos, e essa meta pode ser alcançada com esse tipo de trabalho integrado. Para tanto, ele propõe em seu programa de gestão a criação de três programas que guiem a produção do Centro: o CDTec Saúde, o CDTec Sustentabilidade e o CDTec Tecnologias Sociais.

Nova direção

Tiago Collares é biólogo e médico veterinário e possui mestrado e doutorado pelo PPG em Biotecnologia da UFPel. Desenvolveu estágio de pós-doutoramento na Universidade de Illinois, onde trabalho com modelagem de genomas para o estudo do câncer. Já atuou como diretor adjunto pro tempore do CDTec, além de ter sido coordenador tanto da graduação como da pós-graduação em Biotecnologia.

Marilton Aguiar é cientista da computação pela UCPel e possui mestrado e doutorado em Ciência da Computação (UFRGS). Foi professor também da Universidade Católica de Pelotas.

Publicado em 23/12/2016, nas categorias Destaque, Notícias.