Plano Diretor Estratégico do Hospital Escola é apresentado no Café com a Direção

dsc_1685Com casa cheia em suas duas etapas nesta quinta-feira (22), uma de manhã e outra de tarde, a 16ª edição do Café com a Direção foi considerada um sucesso pela superintendente do Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas (HE UFPel/Ebserh), Julieta Fripp. “Nosso objetivo de fazer dois momentos do nosso tradicional evento de integração foi oportunizar a participação de um número maior de pessoas, além de trazer alguns convidados e imprensa”, contou.

linha_do_tempoNa ocasião foi apresentado o Plano Diretor Estratégico (PDE), que é um documento regulamentador do planejamento e tem por objetivo nortear as atividades e ações dos colaboradores do Hospital nos anos de 2017 e 2018, no sentido da promoção da qualidade, sustentabilidade, segurança da atenção à saúde no Hospital e na rede, além de desenvolvimento – principalmente – nas áreas de gestão da clínica, infraestrutura, tecnologia da informação e administrativo-financeiro.

Com orçamento estimado em mais de R$ 6,6 milhões para despesas de custeio e investimento, serão executados 26 planos de ação e 110 atividades com base neste documento. O almejado é desenvolver este plano de ações e metas institucionais de forma organizada e orientada, para firmar o HE UFPel/Ebserh como uma instituição de assistência e ensino sustentável, com assistência de excelência 100% SUS.

História
O HE foi fundado em 1981 pela necessidade de um ambiente para o aprendizado prático dos alunos da Faculdade de Medicina da Universidade. Desde 1987, está sediado em prédio locado junto à Santa Casa de Misericórdia. Em 2004, foi certificado pelos Ministérios da Educação e da Saúde como Hospital de Ensino. Em 2013 foi eleita a nova gestão do hospital, que construiu a contratualização UFPel-Ebserh, que teve assinatura de contrato em 2014, o que permitiu ao HE participar do Projeto de Capacitação e Planos Diretores Estratégicos do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio-Libanês (IEP/HSL).

Já o Café com a Direção foi criado em janeiro de 2014 com o objetivo de trazer assuntos importantes da instituição para serem apresentados aos participantes em uma forma mais leve e integradora. Cada edição traz um olhar aprofundado sobre algum cenário do Hospital, evidenciando conteúdos e disseminando os trabalhos realizados por cada setor, tanto administrativo e acadêmico, quanto assistencial.

Para 2017 já estão previstas duas novas edições do evento. A primeira edição terá foco nas equipes de apoio (portaria, copa, higienização, manutenção) e a segunda para as equipes multiprofissionais da área assistencial (nutrição, fonoaudiologia, psicologia, serviço social, terapia ocupacional, farmácia, dentre outras).

Publicado em 23/12/2016, nas categorias Destaque, Notícias.