Sistemas desenvolvidos por empresa incubada na Conectar serão usados na UFPel

dsc_0249A UFPel passará a contar, por um ano, com dois sistemas desenvolvidos por uma empresa incubada na Conectar, que é a incubadora de base tecnológica da Instituição. A Universidade assinou, na manhã desta quinta-feira (22), contrato de direito de uso dos softwares Cientum, sistema de gestão de pesquisadores, e Quantum, sistema de buscas de competências.

Os softwares foram desenvolvidos pela empresa incubada na Conectar Indeorum, criadora de sistemas que objetivam dar suporte à tomada de decisões e à alocação de recursos nas instituições de ensino superior. A UFPel não pagará pelo uso dos softwares, como previsto nos contratos.

O Cientum é um sistema de apoio ao processo de acompanhamento da produção cientifica nas instituições, auxiliando na condução de decisões e alocação de recursos. O Quantum (http://quantum.indeorum.com/ufpel) é um sistema de busca de competências que permite identificar pesquisadores que atuem em determinada área da ciência ou da tecnologia.

A empresa é composta por quatro egressos de Ciência da Computação da UFPel. Para Glauco dos Santos, um dos empreendedores da Indeorum, a seção do uso dos sistemas para a UFPel é uma forma de retornar à Instituição o aprendizado recebido e de, através dos contatos com os coordenadores de cursos que virão, receber análises do desempenho das ferramentas.

Os sistemas começaram a ser pensados ainda ao longo da graduação do grupo, especialmente quando os então acadêmicos atuaram na empresa júnior da Ciência da Computação da UFPel. “É muito importante para nós gerar soluções para problemas da Universidade”, registrou Glauco dos Santos.

Política de Gestão

O reitor Mauro Del Pino ressaltou, durante a assinatura do contrato, a posição política da atual gestão da Universidade, que resultou em forte incentivo ao empreendedorismo, à inovação e ao compromisso social na Instituição, gerando benefícios para a sociedade.

Saiba mais sobre a incubadora Conectar em http://wp.ufpel.edu.br/conectar/ .

Publicado em 22/12/2016, nas categorias Destaque, Notícias.