Início do conteúdo

Medicina Social lança módulo de autoaprendizagem em situações odontológicas

imagem_representativa_modulo-odoO Módulo de Autoaprendizagem Situações Odontológicas Comuns em Atenção Primária à Saúde, por meio da resolução de casos clínicos interativos relativos, visa ao aprimoramento da prática da odontologia na Atenção Primária em Saúde (APS). Os casos clínicos enfocam a saúde bucal de crianças, adultos, gestantes e idosos e tratam de temas como prevenção e controle de cárie, doença periodontal, câncer bucal, doenças sistêmicas com acometimento bucal e urgências odontológicas.

Com carga horária de 45 horas, uma interface web dinâmica, simples e intuitiva, disponível em várias plataformas, o módulo viabiliza a formação profissional mediada por 16 casos clínicos interativos sobre os quais o profissional responderá questões referentes à etiologia, diagnóstico, tratamento, acompanhamento e prevenção de patologias bucais. O profissional poderá, ainda, aprofundar seus conhecimentos utilizando os materiais de apoio disponibilizados, como calculadora, vídeos educativos, material informativo e bibliografia. A realização de um pré-teste proporciona avaliação formativa, indicando os assuntos que o profissional precisa aprofundar e recomendando os casos interativos nos quais os assuntos indicados podem ser aprofundados. A avaliação final consiste na avaliação do desempenho na resolução de cada caso e no pós-teste.

O Curso é online e disponibilizado em acesso aberto, possibilitando a certificação eletrônica, através do Sistema UNA-SUS, para cirurgiões-dentistas registrados no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde ou no Conselho Brasileiro de Odontologia. Acesse o curso pelo link abaixo:

https://dms.ufpel.edu.br/maaps-odo

Este módulo de autoaprendizagem é mais um recurso educacional desenvolvido pelo Departamento de Medicina Social da UFPel, em parceria com a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), disponibilizado em acesso aberto para profissionais da saúde. Outros módulos e recursos educacionais podem ser acessados via Plataforma Kurt Kloetzel, pelo site: dms.ufpel.edu.br/p2k.

Publicado em 16/12/2016, na categoria Notícias.