Escola de Inclusão faz cerimônia de encerramento das atividades

dsc_0120Nesta segunda-feira (12), ocorreu o encerramento das atividades de 2016 do projeto Escola de Inclusão, iniciativa da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) que promove atividades para o desenvolvimento intelectual e cognitivo de jovens e adultos com deficiência. No evento, que ocorreu no Auditório Acadêmico do Campus Anglo, estiveram presentes alunos, pais e equipe pedagógica do projeto, além do reitor Mauro Del Pino e da assessora da reitoria, Lorena Gill.

dsc_0103Na ocasião, a criadora e presidenta da Associação de Pais e Amigos de Jovens e Adultos com Deficiência (Apajad), Marli Resende dos Santos, fez uma apresentação na qual mostrou aos presentes as atividades realizadas, como viagens, aulas de Tai Chi Chuan, aulas de culinária, entre outras. Alguns dos destinos visitados pela turma foram, além da fábrica de doces Berola, a Embrapa Clima Temperado, a Colônia Maciel e a Festa da Pimenta e do Morango, em Turuçu.

Marli, que também é mãe de um aluno do projeto, ressaltou a importância de parcerias com a UFPel, com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e com grupos escoteiros. Ela também falou sobre a importância de o projeto ter duas salas fixas estabelecidas no andar térreo, para que haja melhor acessibilidade por parte dos alunos e das alunas com dificuldade de locomoção.

O reitor Mauro Del Pino declarou ser uma grande satisfação contar com um projeto desse tipo na UFPel. “É importante pelo compromisso social que a Escola de Inclusão representa para a Universidade”. Segundo Del Pino, o diálogo com a Apajad se manterá aberto, dada a sua importância. “O projeto se preocupa em tratar todos com dignidade”, elogiou o reitor. Del Pino ainda citou outros exemplos de iniciativas que visam a inclusão de parcelas excluídas da sociedade à Universidade, como o Universidade Aberta à Terceira Idade e as cotas para quilombolas e indígenas.

Lorena Gill declarou se sentir privilegiada por fazer parte do projeto e disse, ainda, que a Escola da Inclusão foi registrada como projeto de extensão que irá ser mantido na UFPel, independentemente da gestão que estiver à frente da Universidade. “Essa é uma parceria que está dando muito certo, pois só temos a ganhar com ela”, declarou a professora.

Publicado em 13/12/2016, nas categorias Destaque, Notícias.