Reitores se manifestam sobre orientação de corte de ponto de grevistas

Os reitores das Universidades Federais, através da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), encaminharam ofício para o Ministério da Educação (MEC) com a posição da Associação quanto à forma, o conteúdo e o cumprimento do teor do Comunicado nº 557862, do Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão (MP), dirigido aos gestores de pessoal das universidades federais, orientando o corte do ponto de servidores grevistas.

No ofício, a Andifes elenca dúvidas e dificuldades conjunturais que impossibilitam a operacionalização das medidas solicitadas pelo Comunicado.

UFPel
Para o reitor Mauro Del Pino, uma das principais pautas da greve é a não aprovação da PEC 55. “Já nos posicionamos favoráveis a essa reivindicação e é nosso entendimento que o diálogo deve prevalecer para que tenhamos um desfecho do movimento com reposição das atividades, com a retomada do calendário acadêmico e sem desconto dos dias parados”, disse.

Para a pró-reitora de Gestão de Pessoas, Eugênia Dias, o tema exige cautela de modo a afastar decisivamente prejuízos irreparáveis ao interesse público das IFES na reposição do trabalho não realizado, tais como a retomada do calendário acadêmico e a restauração da normalidade dos ritos administrativos, assim como aos servidores e suas famílias.

Confira abaixo o Ofício Andifes nº 253/2016 na íntegra.

oficio-andifes-253