Professores da UFPel aprovam projeto de Cooperação Internacional com Chile

Recentemente, os professores dos Programas de Pós-Graduação em Bioquímica e Bioprospecção e Biotecnologia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) aprovaram projeto que está ligado ao Programa Geral de Cooperação Internacional (PGCI). O projeto é intitulado “Caracterização e Avaliação do Potencial Antitumoral de Lipídeos de Macroalgas dos Filos Chlorophyta, Rhodophyta e Phaeophyta Originárias da Região Sub-Antártica do Chile”.

O projeto entre as Universidades Magallanes e UFPel é composto pelos professores brasileiros Claudio Martin Pereira de Pereira, Tiago Collares, Márcia Foster Mesko, Fabiana Seixas e também pelos discentes Rosiane Mastelari, Caroline Carapina, Bruna Silveira Pacheco e Marco Z. dos Santos. Segundo o professor Pereira, o projeto, que foi enviado ainda em 2014 e teve nesse ano a aprovação, prevê o intercâmbio de estudantes e discentes, o que é uma oportunidade de internacionalização dos PPGs em áreas correlatas de forma interdisciplinar com interação entre Bioprospecção e Biotecnologia.

O projeto está previsto para ocorrer até o final de 2018. Em um contexto mundial, a proximidade da Universidade chilena com a Antártica faz do Chile um dos países onde a pesquisa com as algas e o potencial de suas substâncias derivadas tem grande destaque.

Pereira destaca que o grupo brasileiro tem demonstrado forte interação técnico-científica com os professores chilenos, Maria Soledad Astorga e Andres Mansilla, da Universidade de Magallanes (Punta Arenas – Chile), comprovada através da recente publicação “Fatty acid profile of the chlorophyta species from Chiles sub-Antarctic region” publicado neste ano na revista Academia Journal of Scientific Research. Além disso, no início de dezembro o doutorando Marco dos Santos parte para Punta Arenas em uma missão que durará cinco meses, a fim de prospectar as algas Sub-Antárticas e sua potencialidade na pesquisa de substâncias bioativas.

Publicado em 25/11/2016, na categoria Notícias.