Início do conteúdo

Cineclube Zero Quatro exibe “Macunaíma”

macunaimaNo próximo sábado (26), às 16h, encerrando a mostra Margens do Cinema Novo, o Cineclube Zero Quatro, da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), exibe “Macunaíma”, longa-metragem de 1969 dirigido por Joaquim Pedro de Andrade.

Baseado na obra de Mário de Andrade, o filme é uma das obras que demarca uma quebra no movimento do Cinema Novo, eventualmente resultando na dissolução do selo. Seu trabalho visual, com cores muito vivas, o leva à associação com a estética do tropicalismo, porém seu discurso configura um comentário sobre a corrente. Ganhou Melhor Filme no Festival de Mar del Plata, além de quatro prêmios no Festival de Brasília, incluindo Melhor Roteiro.

A exibição será no Cine UFPel (Rua Lobo da Costa, 447). As sessões do Cineclube Zero Quatro ocorrem sempre aos sábados, às 16h, e são gratuitas e abertas à comunidade, com abertura meia hora antes do início.

Mais informações e curiosidades sobre os filmes a ser exibidos no Cineclube estão na fanpage do Facebook.

Sinopse: Macunaíma é um herói preguiçoso, safado e sem nenhum caráter. Ele nasceu na selva e de preto, virou branco. Depois de adulto deixa o sertão em companhia dos irmãos e vive aventuras na cidade. Macunaíma ama guerrilheiras e prostitutas, enfrenta vilões milionários, policiais e personagens de todos os tipos. Duração: 108min

Publicado em 21/11/2016, na categoria Notícias.