Início do conteúdo

Veterinária realiza campanha Novembro Azul para cães

novembro_azul_caninoInspirados na campanha Novembro Azul – destinada a alertar sobre o câncer de próstata -, o Serviço de Oncologia Veterinária (SOVET) e o Núcleo de Ensino e Pesquisa em Reprodução Animal (REPROPel) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) estão promovendo a conscientização sobre o câncer de próstata e testículo de cães.

Atualmente o câncer é a maior causa de óbitos em cães, que ocorre principalmente pelo aumento da expectativa de vida dos animais. Segundo dados do SOVET, entre os anos de 2003 e 2015, cerca de 16% dos cães machos encaminhados ao setor de Patologia Animal da Faculdade de Veterinária da UFPel possuíam algum tumor do sistema reprodutivo.

Prevenção
Todos os animais devem ser acompanhados pelo médico veterinário durante os primeiros meses de vida. Assim, o profissional poderá acompanhar o desenvolvimento dos filhotes e verificar se o aparelho reprodutivo está se desenvolvendo adequadamente. Animais adultos devem realizar exame andrológico anualmente com avaliação criteriosa dos testículos e próstata além de exames de imagem do aparelho reprodutor.

Diagnóstico
O diagnóstico definitivo é obtido através do exame histopatológico da biópsia do testículo ou da próstata. Animais jovens, que não têm desenvolvimento do aparelho reprodutor adequadamente até os seis meses de idade têm maior probabilidade de desenvolvimento de tumores testiculares. Animais adultos ou idosos têm maior probabilidade de desenvolvimento de tumores na próstata, por isso o acompanhamento pelo médico veterinário é correto.

Tratamento
O principal tratamento de todos os tumores do aparelho reprodutor é a castração, quimioterapia ou hormonioterapia de acordo com a prescrição estabelecida pelo médico veterinário. Ao perceber quaisquer anormalidades, a orientação é procurar imediatamente o médico veterinário, pois quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de sucesso do tratamento.

Contato
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo telefone (53) 3275-9161, pelo site e pela fanpage no Facebook.

novembro-azul-folder

Publicado em 17/11/2016, nas categorias Destaque, Notícias.