Filosofia promove workshop sobre Autoridade e Legitimidade no Direito e na Política

O curso de Filosofia da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) promove, nos dias 17 e 18 de novembro, o “Workshop: Uma questão de normatividade Moral: Autoridade e Legitimidade no Direito e na Política”. O evento é aberto à comunidade em geral e à acadêmica em específico. No encontro, serão apresentadas comunicações (no período da tarde) e conferências (no período da noite) relacionadas a áreas como Filosofia, Direito, Economia, Ciências Sociais, Relações Internacionais, entre outras.

Além disso, todas as atividades serão abertas aos participantes da comunidade em geral interessados em questões de ética, filosofia política, filosofia do direito, economia, direito internacional, entre outras. Dentre os diversos temas que serão expostos e debatidos haverá, por exemplo, a relação entre estado e religião, a questão da pena (punição), o pensamento liberal e sua importância no debate atual, sobre o conservadorismo, sobre a justificação (e a legitimação) da lei e do estado, sobre o terrorismo no contexto mundial atual, sobre o cosmopolitismo em tempos de imigração mundial, sobre lei natural (jusnaturalismo), perspectivas sobre o anarquismo, etc.

O evento ocorre no Auditório Canguru, da UFPel, no prédio da Rua Lobo da Costa (Canguru) – Rua Lobo da Costa, 1.887.
A coordenação é do professor Carlos Adriano Ferraz.

Dia 17 de Novembro
13h45min – Abertura
14h – “O Pluralismo Moral de John Kekes” – John de Miranda (Doutorando PPGFil/UFPel)
14h30min – “A retomada à cidade – polis- como releitura crítica da fundamentação do Estado: um debate necessário entre Hobbes e Hegel”) – Alexandre Sapper (Mestrando PPGFil/UFPel)
15h – “Liberdade, Individualidade e Mercado: Anarquismo e Liberalismo” – Roberto Junior (Doutorando PPGFil/UFPel)
15h30min – “Cosmopolitismo e Virtude em Kant” –Ítalo Clay Tavares de Lima (Doutorando PPGFil/UFPel)
16h – Intervalo
16h30min – Debate sobre os trabalhos apresentados.
17h30min – Sobre o pensamento liberal e sobre o EPL/Pelotas – Ruben Pacheco
18h30minConferência: “Michael Oakeshott e a crítica ao racionalismo em política” – Daniel Lena Marchiori Neto (Faculdade de Direito-FURG)
Após a conferência haverá tempo para debate.

Dia 18 de Novembro
14h – “O Conservadorismo Político como Ideologia” – Emerson Martins Soares (Mestrando PPGFil/UFPel)
14h30min – “Ensaio por uma nova definição de terrorismo a partir de Ira e Tempo” – Carlos Alencar Neto (Mestrando PPGFil/UFPel)
15h – “Articulação entre a ideia de insight e a apreensão dos bens humanos básicos” – Carlos Marcelo Neutzling (Mestrando PPGFil/UFPel)
15h30min – “Fundamento da legitimidade no bem comum” – Lucas Mello Ness (Mestrando PPGFil/UFPel)
16h – Intervalo
16h30min – Debate sobre os trabalhos apresentados.
18h30minConferência 1: “Justiça, Direito e Coerção em John Finnis: Legitimidade e extensão da punição criminal pelo Estado” – Leandro Cordioli (Faculdade de Direito-ULBRA/Canoas)
19h30min – Conferência 2: “A laicidade no discurso político” – Elton Somensi de Oliveira (Faculdade de Direito- PUCRS)
Após as conferências haverá tempo para debate.

Publicado em 17/11/2016, na categoria Notícias.