1º Congresso do Fórum Social da UFPel começa nesta quinta (17)

sem-titulo-2-424x311A Universidade Federal de Pelotas (UFPel) realiza, nestas quinta e sexta-feira (17 e 18) o 1º Congresso do Fórum Social da UFPel. O encontro, que começa às 14h desta quinta-feira no prédio do Lyceu, contará, na abertura, com a presença do professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e conferencista internacional, Pedrinho Guareschi. Também serão palestrantes o reitor da UFPel, Mauro Del Pino, e o músico referência em luta pelos direitos sociais, Rafa Rafuagi.

A intenção do Fórum Social é a apresentação de demandas, que orientarão a criação de projetos de extensão na Universidade. O Fórum foi criado em 2014 com a proposta de reunir entidades sindicais, populares e culturais da região, visando a aproximação, a articulação e o diálogo com a Universidade. Em 2015 e 2016 foram realizadas diversas reuniões, objetivando a expansão do Fórum. Atualmente, cerca de 50 entidades estão envolvidas com a iniciativa.

A atividade na quinta-feira (17) começa às 14h, com as inscrições. A palestra de abertura está marcada para as 14h30min, quando será abordado o tema “A Relação entre a Universidade e o Movimento Social”. No mesmo dia, a partir das 19h, ocorrerão oficinas ministradas por representantes do Movimento Social.

A programação prossegue na sexta, a partir das 14h, com reunião das entidades sindicais, populares e culturais, seguida, às 16h30min, da Assembleia Geral do Congresso.

No dia 26 haverá uma atividade cultural, dentro da programação do Congresso, no Grande Hotel, às 15h.

Confira a programação do evento e mais informações aqui: forum-social

Sobre os palestrantes

Pedrinho Guareschi
– Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969)
– Graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964)
– Pós-Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965)
– Graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968)
– Mestrado em Psicologia Social – Marquette University Milwaudee (1973)
– Doutorado em Psicologia Social – University Of Wisconsin At Madison (1980)
– Pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991)
– Pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Cambridge (2002)
– Atualmente é professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Conferencista Internacional

Rafa Rafuagi
O músico Rafa Rafuagi, do grupo de rap Rafuagi, está empenhado em promover a cultura Hip-Hop e urbana no Estado. Rafa é uma referência na cultura hip-hop estadual e da luta pelas causas da arte e inserção social, tendo sido agraciado em 2013 pela Assembleia Legislativa gaúcha com o Prêmio Estadual de Direitos Humanos na categoria Garantia dos Direitos da Juventude. O palestrante foi indicado por participantes do Fórum que se identificam com a arte e a luta do músico pelos direitos sociais.

Mauro Del Pino

Reitor da UFPel, é doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1994). Possui Graduação em Licenciatura Plena em Disciplinas Especializadas de 2º Grau pela UFPel (1984), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (1983) e pós-graduação em nível de Especialização em Ensino pela UFPel (1989). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Política de Formação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, educação e trabalho, formação profissional, política educacional e gestão educacional. É Editor da Revista “Cadernos de Educação” do PPGE/FaE/UFPel. Foi Diretor da Faculdade de Educação da UFPel (2008-2012). Foi Secretário Municipal de Educação de Pelotas-RS (2001-2004). Integra o Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFPel (PPGE). É Presidente do Conselho Universitário da UFPel e do Conselho Diretor da Fundação Universidade Federal de Pelotas. Integrou o Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPel.

Publicado em 16/11/2016, nas categorias Destaque, Notícias.