Relação entre cintura e altura é fator de saúde, diz pesquisa

Para uma vida saudável, mantenha a medida da circunferência da sua cintura abaixo da metade de sua altura. Esta é a principal orientação fruto de trabalho realizado pelas pesquisadoras Márcia Mara Corrêa e Elaine Tomasi, do Programa de Pós-Graduação em Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, Elaine Thumé, do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UFPel,  e Elizabete Regina de Araújo Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Federal do Espírito Santo.

Elas realizaram estudo sobre a utilização da razão cintura-estatura como marcador de excesso de peso e de risco à saúde. O estudo foi conduzido em uma amostra representativa da população adulta e idosa brasileira de 100 municípios de pequeno, médio e grande porte, dos 23 estados brasileiros das cinco regiões do país. A pesquisa é a tese de doutorado em Epidemiologia na UFPel de Márcia Mara Corrêa.

Para o cálculo da razão cintura-estatura utilizou-se a medida da circunferência da cintura dividida pela altura – ambas em centímetros (cm) – cujos  resultado podem variar de zero a um.

Foram estabelecidos os pontos de corte da razão cintura-estatura como marcador antropométrico de excesso de peso para a população adulta e idosa utilizando os valores do índice de massa corporal como referência. Os valores recomendados para os adultos foram de 0,52 para os homens e de 0,54 para as mulheres, no entanto o valor de 0,55 foi recomendado como ponto de corte único para os idosos brasileiros, onde indivíduos que apresentem valores iguais ou maiores aos preconizados, de acordo com a faixa etária, são avaliados como tendo excesso de peso pela razão cintura-estatura e consequentemente tem grandes chances para o desenvolvimento de doenças crônicas, a saber: hipertensão, diabetes e doenças cardiovasculares.

Utilizando a razão cintura-estatura, observou-se uma tendência de aumento nas prevalências de excesso de peso com o avançar da idade, constatando-se  maiores taxas entre as mulheres. Os percentuais de excesso de peso foram superiores a 60% para os indivíduos acima dos 40  anos de idade, em ambos os sexos, sendo que dos 50 a 59 anos, sete em cada dez brasileiros foram diagnosticados como tendo excesso de peso. Constatou-se também que cerca de seis em cada dez idosos e aproximadamente 80% das idosas apresentaram excesso de peso.

Estudos de grande influência no campo da saúde tem recomendado o uso combinado do índice de massa corporal e da circunferência da cintura na identificação de riscos relacionados às doenças crônicas. Entretanto, pesquisas mais recentes mostram que a razão cintura-estatura tem a mesma habilidade na identificação de riscos à saúde, quando comparada ao uso combinado do índice de massa corporal e da circunferência da cintura. Os resultados da nossa pesquisa confirmam que a razão cintura-estatura e a matriz de combinação entre o índice de massa corporal e a circunferência da cintura têm habilidades comparáveis na identificação de indivíduos com risco eminente de doenças crônicas, com destaque para a hipertensão arterial. Assim, concluímos que a razão cintura-estatura é uma medida de risco à saúde útil, de fácil cálculo e interpretação, devendo ser incluída na rotina dos serviços e no planejamento das ações em saúde, pois ela contribuirá na identificação precoce de doenças crônicas, sendo de grande utilidade nos programas de prevenção e controles de agravos à saúde.

Ressalta-se que a educação em saúde utilizando a seguinte mensagem para a população: “Mantenha sua circunferência da cintura abaixo da metade de sua altura” será mais compreensível e efetiva, em todas as faixas etárias, como atributo de uma vida saudável.

Defesa da Tese de Doutorado de Márcia Mara Corrêa:

Título: Razão cintura-estatura como marcador antropométrico de risco à saúde: estudo de base populacional em adultos e idosos brasileiros.

Orientador: Elaine Tomasi.

Banca: Roseli Sichieri – UERJ, Maria Cecília Assunção, Denise Gigante, da UFPel.

Local: Sala 304, Centro de Pesquisas em Saúde Amílcar Gigante.

Data: 21/11/2016

Hora: 14h.

Publicado em 10/11/2016, na categoria Notícias.