UFPel abre inscrições para Mestrado Profissional em Saúde da Família

mestrado_profiA Universidade Federal de Pelotas (UFPel), por meio do seu Departamento de Medicina Social, está abrindo dez vagas para a primeira turma do Mestrado Profissional em Saúde da Família, na modalidade a distância. Serão cinco vagas para residentes no estado do Rio Grande do Sul e cinco vagas para residentes em Santa Catarina.

O Mestrado Profissional é uma proposta de curso em rede nacional, apresentado pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), com participação de 19 instituições de ensino e pesquisa que atuam no país. Tem como finalidade formar profissionais de saúde que atuam nos programas de Saúde da Família/Atenção Básica nos diversos municípios brasileiros. Pretende, ainda, fomentar a produção de novos conhecimentos e inovações na atenção básica no país, considerando as diversidades regionais e locais, integrando parcerias entre Instituições acadêmicas e gestores da saúde pública.

Espera-se, com isso, contribuir para iniciativas defensoras do Sistema Único de Saúde (SUS), afirmando os valores constitucionais de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação social, favorecendo a superação de obstáculos estruturais, para consolidação da Estratégia de Saúde da Família como política pública efetiva. Com a nova Política Nacional de Atenção Básica de 2011 reafirma-se o fortalecimento da Estratégia de Saúde da Família (ESF) como prioridade na Atenção Básica, assim como da Gestão Municipal, Regional e Estadual, da participação da sociedade e o controle social.

O Mestrado Profissional em Saúde da Família terá duração mínima de 18 meses e máxima de 24 meses, com carga-horária total de 960 horas. Serão 42 créditos distribuídos entre 32 créditos para as disciplinas obrigatórias (480 horas) e dez créditos para disciplinas eletivas (150 horas) e 22 créditos para dissertação (330 horas).

O PROFSAÚDE (como é reconhecido nacionalmente) ocorrerá na modalidade semipresencial; do total de 960 horas, 832 horas serão desenvolvidas em trabalho on-line e 128 horas em trabalho desenvolvido em encontro físico-presencial entre os participantes de cada uma das universidades, sendo, portanto, maior a carga horária presencial-on-line do que a presencial-física. São previstos oito encontros físico-presenciais; no primeiro e segundo semestres ocorrerão três destes encontros em cada um e no terceiro e quarto semestres apenas um em cada um.

As atividades on-line serão desenvolvidas no Ambiente Virtual de Aprendizagem Moodle, por ser um software livre de ambiente colaborativo de aprendizagem, possibilitando ações educativas compartilhadas através da utilização de tecnologia, onde todos os sujeitos envolvidos podem atuar simultaneamente. É um software possível de ser utilizado em qualquer sistema operacional, além de ter positivamente as características da adaptabilidade e usabilidade.

As inscrições podem ser feitas até o dia 25 de novembro. Detalhes do processo seletivo estão no Edital completo.

Publicado em 27/10/2016, nas categorias Informes Acadêmicos, Notícias.